O aviso vermelho devido a uma previsão meteorológica de “risco extremo” já foi accionado para 14 distritos de Portugal, pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ex-Instituto de Meteorologia) e a Autoridade Nacional de Protecção Civil já activou até ao final do dia de sábado o “Estado de Alerta Especial”, no nível amarelo.
As mais recentes informações meteorológicas indicam que, durante a tarde e a noite de hoje (dia 18), uma depressão centrada a norte dos Açores, em fase de cavamento rápido, desloca-se para leste a cerca de 70 quilómetros por hora, aproximando-se do litoral Norte, no início de sábado.
Esta depressão, às 06h00 de amanhã (dia 19), com um valor de pressão de cerca 980 hPa, estará no litoral junto à região do Porto. Durante a manhã de sábado a depressão atravessará o território, no sentido noroeste - sueste, centrando-se, às 12h00, em território espanhol.
A partir da tarde de hoje (dia 18), e até ao final de sábado (dia 19), prevê-se no território do Continente condições de tempo severo, em especial nas regiões Norte e Centro e no litoral Oeste. Para o período de tempo referido, prevê-se vento forte ou muito forte, com rajadas da ordem de 90 a 120 quilómetros por hora, que até poderão ultrapassar os 130 quilómetros por hora.
No litoral, as ondas serão de sudoeste ou oeste com quatro a cinco metros de altura, passando a ondas de noroeste com cinco a sete metros, entre 06h00 e as 21h00 de sábado, no litoral oeste.
Prevê-se precipitação por vezes forte, que poderá ir de 75 a 100 milímetros por metro quadrado no período de seis horas.
Sem comentários:
Enviar um comentário