quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Bombeiros: Trampolim Para Outros Voos

Estou perante uma dúvida que me inquieta, assumiremos todos a nossa vontade nua e crua de ajudar os outros de forma livre e desinteressada?

Respeitaremos nós o lema vida-por-vida, que teimamos em dizê-lo vezes sem conta, sem o adulterarmos?

Que a palavra Bombeiros é sem dúvida algo com um significado social muito elevado já ninguém questiona, mas daí a "montarmos a galope" nela para subirmos mais alto e mais depressa?

Tenho assistido nos últimos tempos a um enriquecimento político/profissional (se é que podemos conjugar as duas funções) fruto da palavra "Bombeiros", pessoas sem qualquer formação ou experiência/prática, preparação ou aptidão a tentar fazer currículo nos corpos de Bombeiros e direcções de associações humanitárias, muitas vezes fazendo uma gestão de pessoas e bens sem visão de futuro, muitas delas até retrogradas, danosas e de proveito próprio, aqueles tais casos de polícia que o ministro Miguel Macedo falava por esta altura no ano passado.

Os bombeiros precisam cada vez mais, principalmente nos seus comandos e direcções, de pessoas dinâmicas, de preferência sem cor política, separados dos interesses pessoais e económicos de instituições públicas e privadas. São estas pessoas que levam corporações de bombeiros mais longe, fazem as instituições crescer e dinamizar-se sem adoptar a postura do “quero, posso e mando”, habitual no seio da política ou no seio daqueles em que o silêncio de um comandado é garantia de trampolim.

Estes Homens com ou sem farda são muitas vezes na sua génese, pessoas humanitárias e de humilde postura, que conquistam facilmente a confiança dos seus homens, que fazem mais do que um comum mortal faria, que fazem realmente o surpreendente, que dão muito mais do que o vida-por-vida, provando que os limites do sucesso existem para os fracos.

Começa a faltar gente desta no seio das corporações de Bombeiros, até porque muitos deles, por revelarem tamanha postura digna e correcta, ganham bilhetes para outros voos, mais altos, mas principalmente, MERECIDOS, frutos de um mérito plausível, de trabalho apresentado e que principalmente todos reconhecem.

Por isso, parabéns a todos aqueles que de forma desinteressada continuam todos os dias a entregar-se à causa, no intuito de fazer mais e melhor, sem nunca pensar em obter algo individual mas sim, um sucesso colectivo, da sua instituição mas principalmente dos seus Homens!

Pessoas destas vivem com emoção as vitórias do seu património humano.

Você tem um comandante ou dirigente assim? Parabéns!, sinta-se um privilegiado, apoie todas as suas iniciativas e esfarrape a camisola como ele têm feito por si.

Estou cansado de ver o "vida-por-um-lugar", fruto do esforço daqueles que ainda se entregam à causa sem interesses!

Rua com gente desta, a bem dos Bombeiros de Portugal!
Ricardo Correia

Sem comentários: