quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Novo CONAC: Proteção Civil Quer “Comando de Proximidade”

O anúncio por parte do Ministério da Administração Interna da nomeação de José Manuel Moura para o cargo de Comandante Operacional Nacional (CONAC) não constituiu qualquer tipo de surpresa. Desde agosto, e tal como o ‘BP’ foi noticiando, que a tutela já tinha assumido a necessidade de substituir Vítor Vaz Pinto que agora regressa ao cargo de responsável do CDOS do Algarve para cumprir o tempo que resta da comissão de serviço.

A substituição do comandante nacional é a primeira de várias alterações que vão acontecer a curto prazo na Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). As mudanças, tanto no CNOS, como na própria estrutura dirigente da proteção civil, estão já delineadas e podem ser anunciadas a qualquer momento.

Ao que o ‘BP’ apurou, José Codeço, segundo Comanda Operacional Nacional vai abandonar o cargo em janeiro e volta à Força Aérea Portuguesa onde exercerá as funções de chefe de gabinete do vice-chefe de Estado Maior da FAP, lugar para o qual foi convidado. Quanto à restante equipa do CNOS, o assunto está agora nas mãos de José Manuel Moura, não estando previstas grandes alterações. Já no que concerne à equipa dirigente, liderada pelo major-General Manuel da Silva Couto, as alterações deverão ser anunciadas no primeiro mês do próximo ano. Saiba mais na edição em papel do "BP".

Texto: Patrícia Cerdeira

Sem comentários: