quarta-feira, 6 de junho de 2012

Urgência de Macedo despromovida

Afinal não é só a cidade de Mirandela que deverá perder serviços de saúde.A Carta Hospitalar elaborada pela Entidade Reguladora da Saúde (ERS) propõe também a despromoção da urgência do hospital de Macedo de Cavaleiros.Actualmente é classificado como Serviço de Urgência Básica, mas no documento da Entidade Reguladora essa classificação não é tida em conta, o que deixa antever uma despromoção para Serviço de Atendimento Permanente. O presidente da comissão de saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros contesta a proposta.“No documento não aparece a referência ao Serviço de Urgência Básica em Macedo de Cavaleiros o que merece o nosso repúdio e contestação”, refere. “A urgência de Macedo é muito valorizada pelas pessoas e num contexto de população envelhecida e com dificuldades de deslocação o assunto torna-se sensível e tem de merecer a nossa contestação”, acrescenta. José Madalena acrescenta que esta proposta remete o hospital de Macedo para uma unidade de proximidade.“O hospital de Macedo sai claramente prejudicado neste documento”, pois “é remetido para uma terceira categoria a que chamam Hospital de Proximidade, ficando como que de apoio a Bragança e Mirandela que são Hospitais de Primeira Linha”, explica.Outra penalização, para José Madalena, está relacionada com a especialidade de Medicina Interna “que funciona no apoio à urgência, é referido no documento que todos os hospitais devem dispor desse serviço mas não aparece nenhum médico desta especialidade afecto ao Hospital de Macedo”.A comissão de saúde da Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros vai reunir para tomar uma posição e encetar diligências junto das autoridades competentes apelando à manutenção do serviço.
A Brigantia tentou também ouvir o presidente da câmara de Macedo de Cavaleiros sobre este assunto, mas não foi possível chegar à fala com Beraldino Pinto.
Escrito por Brigantia

2 comentários:

Anónimo disse...

então aonde estão os senhores políticos quando fizeram um ja manifestação em frente ao hospital que era o governo ps então agora sr Madaleno não vai haver manifestação em frente ao hospital?????

Vasco Costa disse...

onSenhor anonimo se fosse a camara a fechar o que queria dizer que ia haver muitos a ficar sem os taxos ai sim havia manifestação, ou então se fosse para acabar com as festinhas onde os senhores da camara estão sempre, a isso eles não faltam, mas claro não faltam porque ha copos e merenda que o povo BURRINHOS ainda pagam para eles enxerem a barriga, para ista ja havia manifestações se fossem estas coisas e mais algumas que ñao tem importancia para macedo que so serve para enxer o bolso de muita gente na camara, agora porque uma urgencia vai fexar e cada vez vamos a ficar sem mais valencias para isso ja não ha manifestações. A culpa tambem não é deles é de quem os meteu la.