domingo, 24 de junho de 2012

Formação de bombeiros parada em Izeda

Os bombeiros do distrito de Bragança estão preocupados com a falta de formação na Unidade de Izeda.De recordar que depois do encerramento da Escola Nacional de Bombeiros de Bragança, a corporação de Izeda abriu uma unidade de formação, investindo cerca de 60 mil euros. A formação aos bombeiros era ministrada através da estrutura nacional mas já há mais de meio ano que a actividade está parada.“A formação em Izeda já não existe desde Outubro de 2011. Estamos parados com a escola e não sabemos quando vai reiniciar” refere o comandante dos bombeiros de Izeda, acrescentando que “quando investimos pensávamos tirar algum proveito da unidade e neste momento não temos proveito nenhum”.João Lima acrescenta que não há perspectivas para que a formação seja retomada.“No ano passado entrei contacto com a Escola Nacional e disseram-me tinha sido determinado suspender a formação”, explica, considerando que a situação “é grave, pois quanta mais formação os bombeiros tiverem mais preparação têm para prestar socorro e combater incêndios”.O presidente da Federação Distrital de Bombeiros mostra-se preocupado com a situação porque pode pôr em causa a operacionalidade.“Neste momento essa questão ainda não se coloca pois quer os voluntários quer os profissionais têm formação adequada para responder às solicitações”, refere Diamantino Lopes, “mas no futuro, não havendo reciclagem, pode haver dificuldades”.
Ainda assim, diz que vai encetar contactos com a Liga Nacional de Bombeiros para tentar reactivar a formação.
Escrito por Brigantia
Foto:http://bvtorrededonachama.blogspot.pt/2010/10/1-curso-de-combate-incendios-urbanos-e.html

1 comentário:

Anónimo disse...

Na minha opinião já devíamos estar habituados e se não estamos, comecem a fazê-lo! Somos excluídos do QREN em detrimento de outros Distritos, reduzem dispositivos, limitam-nos a formação...
Julgo que perdemos o Centro de Formação de Bragança porque os autarcas do Distrito de Bragança não são unidos e usam e abusam de uma hipocrisia política com graves consequências não só para com o mundo dos Bombeiros mas sim, para com o Distrito em si pois é cada vez mais evidente a rivalidade entre Municípios! No entanto, o não aproveitamento da ULS de Izeda não será um reflexo somente da medíocre politica Distrital ,as sim de cortes orçamentais que atingiram todas as instituições publicas e as que dependem do Governo Português como a Escola Nacional de Bombeiros ( e não me venham dizer que não é nada disto que escrevi ). Lamentável é que se permite de tudo em nome da TROIKA...
Em breve iremos a assistir a graves consequências no País e no que toca a protecção e socorro, apesar do empenho de todos... Querem-se fazer omeletes sem ovos, ou os ovos estão podres e se aumenta de dia para dia as exigências para com o Bombeiro Voluntário, então que se dê a base de tudo para que as exigências possam ser garantidas, como por exemplo a formação! Se pretendem que possamos pescar, não nos dêem somente a cana de pesca, mas ensinem-nos como se usa também!
Infelizmente o mundo da Proteção e Socorro em Portugal, está demasiado dependente das vontades Políticas e isso, mais cedo ou mais tarde, trará consequências graves não só da forma como se socorre, mas para os que prestam socorro!!