quinta-feira, 21 de junho de 2012

Temperaturas Vão Subir aos 40º Durante a Proxima Semana

O Verão 2012 estreia-se nesta quinta-feira, dia do solstício de Verão, mas ainda com temperaturas que pouco fazem lembrar a época. O calor, de acordo com as informações disponibilizadas no site do Instituto de Meteorologia, deve regressar no sábado – dia a partir do qual os termómetros começam a subir um pouco por todo o país.

Segundo o Instituto de Meteorologia, até sexta-feira os termómetros não deverão ultrapassar os 23º de temperatura máxima na zona de Lisboa e o céu estará parcialmente nublado em várias zonas do país. Contudo, o fim-de-semana já vai trazer cor de praia, com os termómetros no sábado a atingirem os 25º em Lisboa e 27º no domingo. O sol vai manter-se na próxima semana, com máximas de 32º na terça-feira, sendo que no final da semana as temperaturas voltam a baixar.

A Faro o calor chega mais cedo, com previsões de 31º de máxima para sexta-feira, 30º para sábado e 34º para domingo. A próxima semana será também de Verão, com as temperaturas a subirem até aos 37º na quinta-feira. Uma situação semelhante à de Évora, onde no domingo a máxima será de 35º, atingindo-se os 38º na segunda-feira e na quarta-feira da próxima semana. Em Beja o fim-de-semana também reserva temperaturas que vão chegar aos 36º, mas o dia mais quente será segunda e quarta-feira, com 39º.

No Centro, o sol também vai brilhar, mas com menos força. No fim-de-semana os termómetros vão subir até aos 27º, disparando para os 32º na segunda e terça-feira. No Porto o calor será menos intenso, apenas com uma máxima de 23º no domingo. Mas a próxima semana arranca com temperaturas que vão chegar aos 27º na terça-feira, baixando depois progressivamente.

Esta semana, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) já tinha avançado algumas recomendações relacionadas com a época de calor, para prevenir afogamentos e queimaduras solares, entre outras situações. Num comunicado, o INEM apelava a que, junto a qualquer local com água, as crianças sejam atentamente vigiadas e recomenda a utilização de braçadeiras. A instituição recomenda que não se mergulhe em locais desconhecidos e que se respeite as bandeiras e as indicações dos nadadores-salvadores.

Quanto às queimaduras solares, o INEM desaconselha a exposição solar entre as 11h30 e as 16h30 e recomenda uma exposição ao sol “gradual e progressiva”, sublinhando que “a melhor protecção é a sombra e o vestuário”. O protector solar deve ter um índice de protecção superior a 20. Os bebés e as crianças requerem cuidados redobrados, sendo que os bebés com menos de um ano “não devem ser expostos ao sol”.

A ingestão de bebidas sem álcool e sem adição de açúcar é aconselhada para evitar a desidratação e o consumo de fruta fresca e de legumes é igualmente recomendado. Recém-nascidos, crianças, pessoas idosas e pessoas doentes são os principais grupos de risco e devem ser especialmente hidratados.

Sem comentários: