sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Visita ao C.B. de Algueirão-Mem Martins

No passado dia 11 fomos com o ADJT Nuno Coroado conhecer o seu Corpo de Bombeiros. Durante a tarde fizemos uma visita guiada ao quartel, que nos levou a conhecer a estrutura e os bombeiros de Algueirão.A freguesia do Algueirão-Mem Martins foi criada em 5 de Janeiro de 1962, e elevado a vila 1 de Fevereiro de 1988, tornando-se a vila mais populosa de Portugal e a única vila portuguesa com mais de cem mil habitantes, a partir de 2001, logo após a elevação da antiga freguesia de Agualva - Cacém a cidade, que até à data fora a maior freguesia da europa. A Freguesia caracteriza-se por duas zonas distintas, uma urbana (Algueirão, Mem Martins, Mercês e Tapada das Mercês) e outra com características rurais (Sacotes, Baratã, Recoveiro, Casal da Mata, Raposeiras, Pexiligais, Coutim Afonso e Barrosa). Existe ainda uma demarcada zona industrial situada no Bairro de S. Carlos Fachada do Quartel
Esta é a Central de Emergância de Algueirão, apesar de na foto parecer pequena, é uma central com métodos de trabalho informatizado e a sua estrutura para além do atendimento de chamadas de socorro compreende também dois gabinetes anexos, para o Chefe de Serviço e Orientadora de Transportes de Saúde.
Estes cacifos estão localizados nos balneários do quartel. A falta de espaço coberto é um problema identificado pelo comando,e que luta para colamatar a falha estrutural do quartel.
Local para a colocação de EPI, situada junto ao parque de viaturas.
Acesso informático para o chefe de ocorrência tratar relatórios. Um condição implementada pelo comando que tira trabalho extra ao operador de central e creditando a informação relatada.
Quadro do pessoal e um aquário, objecto que raramente se vê associado aos Bombeiros.
A camarata masculina, que apesar de estar irrepriensivelmente arrumada tem as camas identificadas para cada bombeiro conforme o serviço a que está adicto.
Sala do bombeiro. Com mesa de bilhar, computadores com acesso á internet, e mini sala de cinema.
Camarata feminina. Um espaço que compartilha camas e armários. Este é um dos principais problemas, devido á falta de espaço, que têm de ser super aproveitado.
Casa escola. O edificio mais atrás é onde está a funcionar um ginásio e a parte associativa.
Gabinetes dos Chefes de Secções.
Adjt Nuno Coroado mostrou-nos a mascote, não recordo o nome, mas é um bonito exemplar.
Parque de Viaturas de transporte de Doentes.
Unidade de Treinos. Local onde se realizam as instruções dos Bombeiros.
Vista posterior do edificio Principal.
VUCI e VSAT.
Oficina de carregamento de Aricas.
Novas oficinas. aqui irão funcionar a mecânica, estufa de pintura, e arrecadações várias.E é com a imagem de marca das Viaturas de Algueirão-Mem Martins que terminamos esta foto-reportagem.
Aproveito para agradecer, ao Cmdt dos Bombeiros de Algueirão-Mem Martins, e pessoalmente ao Ajdt Nuno Coroado pela visita.

Sem comentários: