sábado, 3 de outubro de 2009

INCENDIOS FLORESTAIS - MONTESINHO

Mostesinho a arder já era de esperar, depois da redução dos meios integrantes do DFCI2009. Esperaram a ida do Helicoptero, redução dos ECIN´s e que os postos de Vigia fechassem. Não deve ser cioncidência!
Já estava a demorar a destruição massiça do verdejante e protegida da paisagem circundante da aldeia de Montesinho em Bragança.
Uma onda de incêndios tem consecutivamente assolado a parte oeste junto á aldeia desde o dia 1 ate ao dia 3 que os bombeiros se deslocam para aquela área. A zona é referenciada pelas suas boas zonas de pasto, e há que suspeite de mão criminosa para renovação das pastagens. Por ser área do Parque Natural de Montesinho, todo o mato e zona agricola é protegida, logo os incêndios são fustigantes a nivel ecologico. Mas há sempre quem não concorde e utilize o fogo como ferramenta ( de destruição ou renovação)
O primeiro alerta foi dado ainda da parte da manhã, para o local foi mobilizado um VLCI que controlou o incêndio, mas após a saida da viatura, quando pouco passava das 13h45 o incêndio foi reactivado. No local Bombeiros, GIPS e Sapadores espanhoís tentaram combater as chamas, com ajuda de 3 meios aéreos espanhois, extinguindo-o por volta das 18h00.

1 comentário:

LuísRock disse...

Valham-nos os nuestros hermanos!