domingo, 4 de outubro de 2009

Acidente com arma de fogo

Um homem de 28 anos foi na tarde do dia 4, atingido a tiro no toráx.

O acidente ocorreu na aldeia de Cova de Lua, em Bragança, quando se fazia o manuseamento de armas de fogo, utilizadas em caça. A vitima, foi socorrida por uma ABSC dos Bombeiros de Bragança e pela VMER de Bragança, que á chegadas das equipas já se encontrava sem sinais vitais. Foram realizadas manobras de reanimação, mas que se revelaram ineficazes devido ao ferimento que lhe causou varias hemorragias. O tiro terá sido acidental, dado pela própria vitima, que quando fazia o manuseamento da arma, esta terá disparado acidentalmente.

Este é mais um acidente com armas de fogo no distrito de Bragança. O caso ocorrido á cerca de um mês perto de Mogadouro, onde um pai terá atingido acidentalmente o filho de 16 anos.

7 comentários:

Anónimo disse...

Relativamente ao sucedido só podemos lamentar a morte de mais um jovem da nossa terra. Aos familiares e amigos os mais sentidos pêsamos.
Quanto ao postado temos também que lamentar por duas razões:
1.ª Porque o aqui postado não corresponder verdadeiramente à realidade dos factos. O pai da vítima não estava a manusear a arma. O que se passou foi que quando a vítima tentou retirar a arma do interior da viatura, e ao puxar pela mesma pelos canos, a arma, acidentalmente, disparou um tiro atingindo a vítima no tórax.
2.ª É ainda de lamentar que alguém, a título não sei bem de quê, ou que com intenção, tenha colocado neste blog, as fotografias desta desgraça. Apesar do corpo da vítima estar coberto, quem conhecia ou quem sabe o que aconteceu relaciona as fotografias com a pessoa. E isso é falta de respeito pelos familiares e amigos bem como falta de respeito, carácter e ética para com todos aqueles que aqui vêem.

Unknown disse...

A tuilo pessoal gostaria de exclarecer os nosso leitores sobre um parecer levantado por leitor.
Em relação ao sucedido, além da familia, ninguem poderá lamentar mais que a equipa que socorreu o individuo o esforço feito para tentar minimizar um acidente que a todos nos toca, devido a violência e devido ao caracter social da vitima, mas que infelizmente não foi possivel reverter o estado de saúde.
Quanto aos factos, corrigimos de imediato a noticia. Pedimos desculpa pelo erro, mas os factos relatados foram os relatados no local.
Quanto ás fotos, essas valem mais que mil palavras e o único intuito é comprovar com a sensibilidade do facto, a perigosidade da utilização de armas de fogo.
Não se trata de falta de respeito, caractér nem ética, pois a maioria dos presentes no local não se absteve de estar a ver independetemente da altura.
Nada se compara nas fotografias, ao que se passou no local.
Concerteza da copmpreensão reciproca, agradecemos o seu parecer Albertina.

dianaalendouro disse...

sejas la tu km fores nao deves ter vergonha nenhuma em tar a publicar estas fotos..
tem respeito pela familia.
a km pedis-te autorizaçao pa publicar estas fotos.
repeita a dor da mnha familia.
tambem gostavas k publicassem isto de um familiar teu??????????
keru isto apagado...
kero respeito por ele e por a mnha familia..

Andreia disse...

Bem eu não venho aqui para criticar ou algo do género, pois acho que não devemos criticar nada. Não devemos criticar aqueles que querem o nosso bem e que fazem de tudo para nós salvar a vida, as vezes o sucedido não é como esperamos mas a culpa não é deles.
Em relação a este grave e doloroso acidente tenho muito a lamentar, por a pessoa em si que era impecável e não merecia nada disto, sei que custa muito a família e sempre custará é evidente custa sempre a perda de alguém querido para nós e para mais numa situação destas, mas de certeza que está equipa que assistiu a vítima e fez de tudo para salvar a sua vida também lhe custa, custa pelo factor de não terem conseguido salvar a sua vida, pelo facto de terem feito de tudo para a poderem salvar mas infelizmente não foi bem sucedido o seu esforço, não devem criticar nem julgar esta equipa pois ela mais que ninguém fizeram de tudo para reverter o estado da vítima.Todos ficaram em choque com esta tragédia, amigos, conhecidos e não conhecidos a ressentiram. Bem em relação as fotos estou plenamente de acordo com o "tali_0402", não se compara com a tragédia em si, não se identifica a vítima o que seria mais doloso se identifica-se, é óbvio que jamais poriam fotos que pudessem de certo modo magoar e estabilizar mais ainda a família e as pessoas, o corpo esta totalmente tapado. Tenho muito mas muito a lamentar pelo sucedido, a família poderá contar com o apoio de todos os habitantes da aldeia referida, estes que ressentem bastante o acidente. Além disso pior que tudo não deviamos está a criticar nem a dicutir o sucedido isso sim é falta de respeito por todos.
Deviam é de ser orgulhar de todos aqueles que fazem por nós o bem, que estão para salvar as nossas vida, que arriscam as suas por vezes, principalmente nos do nosso distritos os bombeiros de Bragança, eu tenho orgulho nesta neles.

Anónimo disse...

Antes de mais, os meios sentidos pesames à familia.
Este blog, na minha opinião, deveria servir para familiarizar a sociedade para o dia à dia duma corporação que tem como missão salvar/socorrer pessoas e bem. Mas não é isso que passa, antes pelo contrario, aqui parece não existir um pingo de respeito e etica. Enquanto esta corporação actuar apenas com medidas vocacionadas para o show-off, vai ser sempre vista como uma organização desorganizada. Já não chega a tragedia que chega às familias que ainda se vêm colocar imagem das pessoas visadas, ainda que cobertas, mas cmo já alguem disse os familiares e amigos associam as fotos à pessoa interveniente. Outro caso que posso comentar, foi por exemplo a situação do acidente no IP4 junto de Rossas em que faleceram dois irmãos, em que a principal preocupação do Sr. Cmdt dos BVBragança, foi chamar a comunicação social, andando por lá a vagear com o colete dos bombeiros com a incrição destinada as costas, no peito. Ele nem sequer pensou que os pais poderiam ver o telejornal nessa manha e saber da tragédia dessa forma.
Reconheço que precisamos dum corpo de bombeiros, mas cumpram apenas a vossa missão com profissionalismo e deixem-se de show-off.

Anónimo disse...

Antes de mais quero agradecer o facto de ter alterado a noticia. Essa é a verdade dos factos.
Em segundo lugar, quero aqui deixar bem expresso e patente, o facto de mais uma vez não concordar com a sua opinião relativamente às fotografias, mas respeito-a.
De qualquer forma gostava de esclarecer para o facto de, além de chocar a familia e amigos ou ferir susceptibilidades, poderem estar a incorrer num crime. E porquê? Porque como todos nós sabemos, ou deveríamos saber, quando ocorre uma morte violenta por acidente, seja ele de viação ou de outra natureza, decorre, automaticamente, inquérito instruido pela entidade competente (Ministério Público), o que quer dizer que o mesmo está em segredo de justiça. Idêntica situação se passa com os comentários proferidos por alguns profissionais à comunicação social, principalmente nos acidentes de viação, em que se relata tudo e mais alguma coisa, quando ainda a investigação está apenas no inicio. Assim, e qualquer dia, em virtude desses comentários em que se afirma a forma como os factos ocorreram, veremos o relator a ser notificado para comparecer perante as entidades competentes e provar tudo aquilo que disse perante os mesmos órgãos.
Ao dizer isto não estou a julgar ninguém ou com segundas intenções, apenas alertar para o que poderá acontecer futuramente.
Penso também que a ideia deste blog é positiva no sentido de informar ou até esclarecer dúvidas aos cidadãos. Mas como já alguém disse, deixemo-nos de show-off e cinjamo-nos apenas à especialidade de cada um. O vosso será o de tentar salvar vidas e auxiliar as pessoas... o show-off fica a cargo da comunicação social, pois nisso eles são até "bons" demais.

Bilro disse...

Em primeiro lugar gostava de deixar os mais sentidos pêsames aos familiares e amigos.

Gostava agora de salientar que, em todos os meios de comunicação, se vêm a diário imagens de acidentes e tragédias a acompanhar as notícias de tais eventos. Aliás, como é do apanágio daqueles.

O facto de, nas fotografias, aparecer a vítima coberta deixa algumas pessoas, em especial as mais próximas, chocadas com a situação. A reacção seria idêntica se a fotografia se restringisse à poça de sangue deixada após o levantamento do corpo.
Mas nem por isso a imagem deixa de identificar a vicissitude. Tal como é o caso de um carro desfeito num acidente automóvel.

E, encaremos a realidade, o site existe com o propósito de informar. Não só os intervenientes da situação, como o público em geral, como, acima de tudo, os bombeiros. Não só os das corporações vizinhas, mas também aqueles que devido ao seu trabalho, mesmo sendo desta corporação, não podem estar sempre presentes. É uma forma de ficarmos a conhecer o que nos pode esperar num dia trabalho.
Porque hoje pode suceder aos outros, mas amanhã poderá ser connosco.
Um acidente de automável com vitimas mortais, um incêndio com vitímas carbonizadas, um sem fim de situações que podem acontecer.

Como seria de esperar de uma publicação deste tipo, as fotos que poderiam ferir susceptibilidades não estão presentes, como seria o caso da fotografia de um pé cortado, uma barriga cortada com os intestinos desprendidos, um corpo carbonizado...
Mas podem muito bem ser parte da notícia as fotografias da viatura acidentada, da casa carbonizada com o tecto abatido, que embora sejam muito pessoais para quem vivenciou a experiência, são uma forma de complementar a notícia e transmitir aos seus leitores as emoções sentidas naquele momento pelos seus intervenientes.