Mais de 800 homens continuam mobilizados para o incêndio que durante dois dias devastou milhares de
hectares de terreno no distrito de Bragança.
Oficialmente, o fogo está dado como dominado desde ontem de manhã, mas de madrugada as chamas voltaram em força.
Duas frente de fogo reacenderam já depois das 20h00 junto à aldeia de Mós, no concelho de Moncorvo. Centenas de bombeiros foram chamados para impedir o avanco das chamas até à povoacão.
O vento é o fator dominante que mais prejudica a ação dos operacionais no terreno, já que se trata de um elemento "propícia a reativação de focos de incêndio".
Apesar de o incêndio ter sido dado como dominado em todo o perímetro às 10:00 de hoje, os reacendimentos "são uma realidade e os trabalhos de consolidação e rescaldo estão bastante demorados".
Segundo a ANPC, a fase de consolidação e rescaldo do incêndio vai demorar pelo menos mais um dia, caso as condições não se alterem.
No entanto, ficará no terreno durante vários dias um dispositivo de vigilância para acautelar os reacendimentos, mesmo na fase pós rescaldo", concluiu Marco Martins.
O dispositivo de combate ao incêndio vai permanecer composto pelos 856 bombeiros que estão a combater o incêndio no distrito de Bragança, apoiados por 218 veículos operacionais.
Fonte: http://sicnoticias.sapo.pt/
Sem comentários:
Enviar um comentário