terça-feira, 16 de julho de 2013

Fim-de-semana Muito Trabalhoso para os Bombeiros

O passado fim-de-semana e início desta semana não têm sido de folga para os Soldados da Paz da Cidade de Foz Côa e que tem ocorrido às inúmeras igni
ções que têm perpetuado pelas freguesias do Concelho, acidentes rodoviários e apoio a incêndios nos Concelhos limítrofes. 

No passado Sábado, durante os tórridos 43 graus da tarde, um incêndio na freguesia da Touça foi combatido por 15 Bombeiros e meio aéreo, o que reduziu a poucos metros quadrados a área afetada.

Durante a madrugada, já nas primeiras horas de Domingo e sob um calor noturno fora do vulgar, 28 Bombeiros combateram uma violenta ignição na freguesia de Almendra, sendo apenas controlada aos primeiros raios de sol, pouco depois das 6 horas. Apesar da área considerável desta ocorrência, fica a lamentar-se o ferimento ligeiro por queimadura de 1 Operacional do Corpo de Bombeiros de Figueira de Castelo Rodrigo, sendo transportado diretamente para o Hospital Distrital da Guarda pelos Bombeiros de Foz Côa, local de onde recebeu alta hospitalar pouco tempo depois.   

Ainda em período de mobilização de meios no Teatro de Operações da freguesia de Almendra, em vigilância ativa, um despiste de viação na rua do Poço Novo, na cidade de Foz Côa, provoca 3 feridos ligeiros, sendo que mesmo assim 1 acabou encarcerado por deformação mecânica do veículo, obstruindo a normal saída do ocupante. Os Bombeiros de Foz Côa procederam ao desencarceramento e extração controlada do sinistrado, acabando por encaminhar todas as vítimas, por indicação CODU do INEM, para o Hospital Distrital da Guarda. No local estiveram 12 Operacionais, incluindo os elementos da ambulância de Suporte Imediato de Vida do INEM (SIV), apoiados por 3 ambulâncias e 1 veículo de Salvamento de Desencarceramento. A GNR da Cidade também esteve no local e registou a ocorrência. Sobre esta situação em particular, de referir e elogiar o excelente trabalho e esforço de todos os elementos envolvidos, considerando que, a operação além de delicada pelo difícil posicionamento e acesso à vítima, ainda se teve de trabalhar arduamente, completamente tapados com equipamentos de proteção individual, debaixo de uns tórridos 43 graus que nesse momento se faziam sentir.

        
Se durante a segunda-feira se verificou alguma acalmia no que a ocorrências significativas diz respeito, na terça-feira e aproveitando o ardor da tarde, um incêndio irrompe nas encostas de Santo Amaro, próximo do miradouro da freguesia, mobilizando no imediato e em ataque musculado para o local 19 Bombeiros, apoiados por 4 veículos e pelo Hotel 15, helicóptero de ataque inicial que se encontra estacionado na Mêda até ao próximo dia 15 de Outubro, sendo tripulado pelos elementos da Força Especial de Bombeiros (FEB).

Nem 24 horas depois e já Santo Amaro voltava a arder. Em zona próxima, uma nova ignição irrompe pela noite desta quarta-feira, sendo combatida até ao início da madrugada por 14 operacionais e que, em esforço continuado, conseguiram reduzir as labaredas a pouco mais de 3 hectares de área ardida.

Em todas as ocorrências referidas, a GNR de Foz Côa, que tem sido uma importante aliada na cooperação e apoio aos Bombeiros, esteve presente e registou todos os eventos. De registar também em estreita colaboração e cumplicidade, os Bombeiros dos Concelhos limítrofes (Mêda, Figueira Castelo Rodrigo, Moncorvo, São João da Pesqueira e Penedono), que nestas situações são os primeiros a ser acionados, a par do Corpo de Bombeiros da área de intervenção própria, revelando-se sempre um importante e primordial apoio na rápida resolução dos desafios.        ~

Sem comentários: