sexta-feira, 26 de julho de 2013

Agua Salgada como agente extintor...

Faz 50 anos que se fez uma observação e experiências muito interessantes sobre o uso de alguns agentes extintores sobre o fogo.

Estudando a água como agente extintor verificou-se que as soluções aquosas de sais minerais solúveis tinham um comportamento de forma geral muito positivo e mais efectivo do que apenas água quando usada sobre o material combustível de classe A.

Em particular verificou-se que as soluções de carbonato de potássio que possuem uma clara natureza alcalina ganhavam terreno à água, pois estas soluções produzem um determinado efeito ignífogo nas zonas de combustão de material tipo A, tanto dentro como fora da zona de incêndio em desenvolvimento.

Quando a solução se deposita sobre um combustível de classe A, produz-se uma alteração do estado da superfície do combustível fazendo com que a combustão tenha muito mais dificuldade em ocorrer.

Resumindo, fisicamente à uma maior dificuldade do combustível orgânico em produzir vapores combustíveis com a mesma rapidez dando seguimento à combustão, pois uma barreira cristalina residual produzida pela solução produz esta inibição até certo grau de exposição ao calor, atrasando a libertação de gases.

“Água salgada é aplicada sobre o combustível, a água evapora ficando os resíduos da solução, (salitre)”...

No caso de combate a incêndios em hidrocarbonetos, dizem os peritos que o sal presente na água ajuda no processo de extinção.

Este efeito deve-se à acção emulsionante do sal alcalino fazer a junção da água ao combustível líquido em vez de se repelirem um ao outro.
Fonte:FIRESHELTER52

Sem comentários: