segunda-feira, 8 de julho de 2013

Opinião: "Falar em Três Acidentes Rodoviários num Lapso Temporal de Seis Horas é de Todo Preocupante"

Não diria que o dia (de ontem) tenha sido trágico, mas foi porventura bastante alarmante.

Numa fase ainda primordial e em que o calor começou a dar “um ar da sua graça” (contra todas as previsões meteorológicas), falar em três acidentes rodoviários envolvendo viaturas de combate, num lapso temporal de seis horas é de todo preocupante. Importa, por isso, fazer uma análise superficial e pouco cuidada do que aconteceu durante o dia de ontem, pois o que urge é seguir determinadas atitudes para que tudo corra pelo melhor ate ao fim da Fase Charlie do DECIF 13.

Não vou aqui dissecar responsabilidades pelos acidentes, nem muito mesmo entrar em aspetos técnicos de condução ou estado dos equipamentos (embora todos saibamos de que as associações estão atravessar tempos difíceis).

No entanto, e eu sou condutor no meu CB (mesmo de veículos que necessitam da habilitação legal para a categoria “C”), faz todo o sentido pensar em pequenos gestos e torna-los em grandes atitudes: verificar níveis, luzes e pneumáticos no render do turno; adotar uma postura calma e controlada na deslocação para o teatro de operações; após o trabalho, tentar fazer o exame básico de vistoria á viatura, antes de nos fazermos á estrada; durante o regresso, se sentirmos cansaço ou sonolência é preferível parar dez minutos do que passar dez dias no hospital.

Prometo-vos, que de hoje em diante, e isso não me iliba de uma possível sinistro, vou tentar seguir estas pequenas “dicas” de forma a tentar minimizar os riscos potenciais de um acidente de viação.

Relembro-vos uma máxima, que um dia um exemplar chefe me transmitiu: “Vida por Vida” não é o mesmo de “Vida por um pinheiro”.

A todos, boas conduções e excelentes combates.

Luís Gaspar – Fundador BPS

Sem comentários: