A Linha Saúde 24 recebe cerca de 58 mil chamadas por mês, das quais nove mil (mais de 15%) são falsas. Telefonemas de brincadeira ou falsos alertas que desperdiçam o tempo dos enfermeiros encarregados de avaliar os sintomas dos utentes e dar-lhes o tratamento devido.
"As nossas chamadas falsas são tão significativas como em qualquer outra linha, tendo em conta a média total dos contactos. São pessoas que não têm nada para fazer e perdem tempo com brincadeiras", lamenta Sérgio Gomes, enfermeiro coordenador do número 808242424.
Segundo Sérgio Gomes, fevereiro registou 67 mil chamadas e é, até ao momento, o mês com maior procura do serviço. O frio foi o principal responsável. Com o tempo quente que se fez sentir no início do mês, a procura da Linha Saúde 24 teve um aumento significativo, o mesmo acontecendo com as chamadas para o 112. O período entre os dias 4 e 10 de julho, quando as temperaturas registadas ultrapassaram os 38 graus centígrados em várias cidades, o número de chamadas chegou às 2800/dia. "Registámos muitas chamadas devido à exposição solar, descompensações respiratórias e cardíacas, e gastrenterites", diz o coordenador, dando conta de que nesses dias houve um aumento de chamadas feitas por pessoas com mais de 65 anos.
Da média de 1950 chamadas diárias, a maioria não inspira grandes cuidados: "Cerca de 30% são concluídas com indicações para autocuidados, em que os profissionais aconselham o melhor tratamento às pessoas, evitando deslocações desnecessárias às Urgências dos hospitais." Situações consideradas realmente graves, que obrigam ao encaminhamento para o serviço de urgência (18%) e recurso ao INEM (4%) totalizam 22% das chamadas. Casos menos preocupantes, cuja avaliação considera necessária a marcação de uma consulta, são 20% dos contactos. Os falsos são 15%, e os restantes 13% são outras situações, como o encaminhamento para ação social ou enganos.
Fonte: CM
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