sexta-feira, 26 de julho de 2013

Momentos dramáticos nas piscinas do Académico

foto
Viveram-se momentos dramáticos nas piscinas do Clube Académico de Bragança, na passada terça-feira, quando uma criança de 5 anos foi retirada inanimada de uma das piscinas do complexo.


Segundo uma testemunha ocular, a criança, do sexo masculino, e de nacionalidade francesa foi retirada da água, onde foi encontrada submersa, por outra criança de 9 anos de idade, “completamente inanimada e sem respirar”, garante. De imediato se instalou o pânico entre os presentes depois do alerta lançado pelo menino de 9 anos que gritava “está um menino morto na piscina”.

Tudo terá acontecido cerca das 19:00h na piscina do escorrega. Ao que conseguimos apurar a criança francesa de 5 anos estava acompanhada por uma irmã de 10 anos e por uma prima de 16 anos. A vítima não saberia nadar e ninguém notou o seu desaparecimento dentro de água. O menino de 9 anos que acabava de descer no escorrega apercebeu-se que estava um menino inanimado dentro de água e puxou-o para fora lançando de imediato o alerta.

A criança francesa de 5 anos foi reanimada no local por um enfermeiro que se encontrava presente no complexo de piscinas e terá recuperado os sentidos cerca de 5 minutos depois de iniciada a reanimação. Tratava-se do enfermeiro-chefe do serviço de Urgência do Hospital de Bragança, Norberto Silva, que contactado pelo Jornal Nordeste limitou-se a confirmar o sucedido. Depois de accionado o INEM a criança foi evacuada para o Hospital de Bragança pelos bombeiros locais.

O presidente do Clube Académico de Bragança assegura que “foram adoptados todos os procedimentos estipulados para estas situações”. “O nosso socorrista prestou todo o apoio ao enfermeiro que se encontrava no local e que acabou por reanimar a criança”, conta Fernando Gomes, acrescentando que o socorrista “acompanhou a criança ao hospital até chegaram os pais”. Segundo o responsável, “a mãe levou os filhos à piscina ao início da tarde e depois foi embora. Assim é difícil nós conseguirmos perceber quem são os menores que não estão acompanhados por adultos e por isso acabámos por advertir a mãe”.

De acordo com informações recolhidas, a criança terá tido uma paragem digestiva e acabou por ter alta hospitalar no dia seguinte completamente recuperada. A direcção do Clube Académico está a ponderar homenagear a criança de 9 anos que retirou a vítima inanimada do interior da piscina.
fonte:jornladonordeste

3 comentários:

Anónimo disse...

gostava de saber quem foi o socorrista que o reanimou? foi aquela que estava ocupada a mandar mensagens ou foram os outros que estavam ocupados com outras coisas menos com a vigilância das piscinas.acho que os vigilantes são poucos e a direção do clube não esta a fazer nada para melhorar. todas as vezes que la foi os vigilantes estão em sítios muito afastados das piscinas. deviam reavaliar o numero de pessoas que são precisas pk acho que 3 são poucos.

Anónimo disse...

concordo com o Comentário anterior...o dono do académico devia ter vergonha, pois nenhum dos que estão a trabalhar nas piscinas, têm um curso de primeiros socorros e a criança podia ter mesmo morrido se não fosse o menino de 9 anos a dar o alerta. É uma vergonha!

Anónimo disse...

Não concordo com os comentários anteriores na integra.

Alguns dos funcionários este ano possuem formação em socorrismo.

Não obstante está o facto de se contar com alguns amadores na vigilância, e a esses é que se deveria pedir alguma atenção.

Mas acho que as piscinas do académico possuem até organização e segurança razoável no complexo. Se bem que pode sempre ser melhorada.