quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Cuidados Continuados sem resposta

Foto: Mensageiro de Bragança
“O sistema das Unidades de Convalescença está viciado”. A afirmação é do bastonário da Ordem dos Médicos que visitou, ontem, a Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros.

José Manuel Silva chama a atenção para a necessidade de melhorar a capacidade de resposta das Unidades de Cuidados Continuados para combater os prolongamentos de internamento desnecessários nesta Unidade de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) de Macedo de Cavaleiros.

O coordenador da Unidade de AVC de Macedo de Cavaleiros confirma que há utentes que chegam a ficar uma semana internados, sem necessidade, à espera de vaga nas Unidades de Cuidados Continuados Integrados.

“Não temos forma de contornar isso, porque se não houver vaga nessas unidades de Convalescença e nas de média duração temos que aguardar por essa vaga e o doente tem que permanecer na Unidade de AVC até poder ser transferido”, refere Jorge Poço.

Segundo este responsável, a capacidade de resposta desta Unidade ronda os 45 por cento, tendo em conta que é a única numa região que está acima da média nacional no que toca a doentes com AVC. O distrito de Bragança regista cerca de 500 por ano.

O bastonário da Ordem dos Médicos encerra hoje a visita de dois dias ao distrito de Bragança. Uma iniciativa da que vai percorrer o País para recolher testemunhos do estado da Saúde e elaborar um relatório para entregar ao Governo.

2 comentários:

Anónimo disse...

E a unidade de cuidados continuados em Bragança quando abrem? Aqui está uma grande razão para abrir o mais rápido possivel

Anónimo disse...

Estava prevista a sua abertura em janeiro de 2014 e no entanto já estamos em fevereiro e nada e ha tanta gente a necessitar desta unidade, destes cuidados.