quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Chuva, vento, agitação marítima e neve colocam quase todo o país sob alertas laranja e amarelo


Quase todo o país está hoje sob aviso laranja e amarelo devido à previsão de agitação marítima, vento forte, chuva, granizo, trovoadas e queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, toda a costa portuguesa está sob aviso laranja,  o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de agitação  marítima forte, com ondas entre os 5 e os 7 metros. 

Os distritos de viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria,  Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar sob aviso laranja (que representa  uma situação meteorológica de risco moderado a elevado) até às 06:00 de  sexta-feira por causa do estado do mar. 

O IPMA colocou também sob aviso laranja os distritos de Viana do Castelo,  Braga, Porto e Aveiro por causa do vento, estando previstas rajadas da ordem  dos 95 quilómetros/hora em especial no litoral e da ordem dos 120 quilómetros/hora  nas terras altas até às 15:00 de hoje. 

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e  Coimbra estão sob aviso amarelo até sexta-feira devido à previsão de queda  de neve acima dos 1.000 metros, descendo temporariamente para 600/800 metros,  vento forte com rajadas da ordem dos 110 quilómetros/hora nas terras altas  e chuva por vezes forte, passando a aguaceiros que poderão ser fortes de  granizo e acompanhados de trovoadas. 

O IPMA colocou também sob aviso amarelo os distritos de Leiria, Santarém,  Lisboa, Portalegre, Évora, Beja Setúbal e Faro por causa da chuva acompanhada  de granizo e trovoadas e do vento com rajadas da ordem dos 80 quilómetros/hora  até às 21:00 de hoje. 

Também sob aviso amarelo (que implica uma situação de risco para certas  atividades dependentes da atividade meteorológica) está o arquipélago da  Madeira (até às 12:00 de hoje) devido à chuva forte e vento com rajadas  da ordem dos 100 quilómetros/hora. 

Esta situação já levou a Capitania do Porto do Funchal a emitir na quarta-feira  à noite um aviso de mau tempo para o arquipélago da Madeira e aconselhou  o regresso das embarcações aos portos de abrigo. 

Também o IPMA emitiu na quarta-feira à noite um novo aviso para mau  tempo até domingo em Portugal continental, prevendo forte agitação marítima,  vento, chuva e queda de neve nas regiões centro e norte.  

Segundo o IPMA, estas condições meteorológicas decorrem de uma forte  corrente de oeste no Atlântico norte e da passagem frequente de ondulações  frontais de forte atividade pelo território do continente. 

Por sua vez, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou  também na quarta-feira, para o risco de cheias nas bacias dos rios Lima,  Cávado, Tâmega, Vouga, Mondego e Tejo. 

De acordo com a ANPC, as bacias dos rios Lima, Cávado, Tâmega, Vouga,  Mondego e Tejo estão "suscetíveis à ocorrência de cheias, nas zonas historicamente  vulneráveis".
fonte:sicnoticias

Sem comentários: