sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

[Previsão Planoclima] - Aviso Não Oficial - Tempestades sucessivas - Chuva e Vento Forte, neve acima 700m - 08 a 16 de Fevereiro 2014

" Mês de Janeiro e Fevereiro, ou enche ou vaza o celeiro "

Bem que vos indiquei em Janeiro que o Vortice Polar iria mudar e que teríamos um Fevereiro à antiga e voilá...

Preparados para novo reload Tempestuoso e Invernoso? Possibilidade de inundações rápidas e cheias de caudal! Isto porque provavelmente vamos ter pelo menos até dia 16, a passagem sucessiva de depressões, algumas mais intensas que outras mas, que serão catalogadas com severidade,  em termos de chuva, vento forte, frio e neve terras altas no posfrontal.

Assim, entre o dia 08 e 10, o vento, chuva forte, com possibilidade queda de neve acima 700m para dia 08 e 600m para dia 10.

Já para dia 11 e 12 novo agravamento mas desta feita menos intenso, todavia o mar, a chuva  não
acalmarão muito visto ser fluxo de W.

Depois, penso que o melhor estará para vir para dia 15/16, sem que antes comece a abrandar ligeiramente com aguaceiros mas enganadores nos dia 13 e nova depressão dia 14.

Resumindo, muita chuva e vento, neve para as terras altas nos pos-frontais e mesmo cotas medias num dia ou outro. O risco quer de inundações relâmpago, quer cheias de caudal estarão em cima da mesa, assim como fenómenos extremos localmente, associados ao vento, granizo e trovoadas.

Fique com o Inverno no tempo dele!

Bem haja
Mário Marques
© Planoclima

Sem comentários: