sexta-feira, 6 de setembro de 2013

MP investiga morte de bombeiros

O Ministério Público (MP) vai investigar a morte dos sete bombeiros que já perderam a vida durante o combate aos incêndios – quatro deles na serra do Caramulo, no distrito de Viseu.

“A instauração de inquérito é obrigatória sempre que o óbito ocorra nas circunstâncias em que ocorreram estes óbitos”, disse ao SOL fonte oficial da Procuradoria-geral da República, referindo-se à natureza violenta destas mortes. O MP vai investigar “os factos, os seus autores e a respectiva responsabilidade criminal”, explicou a mesma fonte.

Por terem, ao que tudo indica, ateado aquele que já é considerado o maior incêndio deste Verão, Fernando Marinho, de 20 anos, e Patrick, de 28 – identificados pela Polícia Judiciária no último fim-de-semana – têm uma responsabilidade directa e arriscam ser condenados a uma pena entre três e 12 anos, prevista para quem cause incêndio florestal e, dessa forma, crie perigo para a vida ou integridade física de terceiros. O primeiro, que ficou em prisão preventiva, confessou às autoridades ter ateado sete fogos com um isqueiro, ao longo da mata, com a ajuda do amigo, que voltou entretanto ao Luxemburgo, onde reside. Segundo foi avançado, terão agido por vingança, por Patrick ter sido multado pela GNR ao conduzir sem carta válida.
SOL

Sem comentários: