segunda-feira, 23 de setembro de 2013

INEM Vai Adquirir 75 Ambulâncias de Emergência

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) iniciou um processo de aquisição de 75 ambulâncias de emergência, que vão servir para renovar a frota de viaturas existente no país, bem como para reforçar a rede de emergência médica com a abertura de novos meios.

O INEM iniciou o processo para aquisição de 75 ambulâncias de emergência médica, o que se traduz num investimento estimado de cerca de 4.5 milhões de euros. Estas novas aquisições vão permitir a substituição de parte da frota do Instituto, bem como de ambulâncias disponibilizadas aos seus parceiros bombeiros, no âmbito dos protocolos de Posto de Emergência Médica celebrados.

Estas ambulâncias vão também ser utilizadas para dar continuidade ao plano do Instituto para melhorar a eficiência e a capacidade de resposta do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), apostando no reforço da cobertura de meios de emergência pré-hospitalar no território de Portugal continental.

Atualmente o INEM tem 262 Postos de Emergência Médica em corporações de bombeiros no território de Portugal continental, aos quais estão atribuídas 272 ambulâncias do Instituto. Já no que diz respeito a meios operados diretamente pelo INEM contam-se, atualmente, 51 ambulâncias de emergência e 36 ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV).

As ambulâncias de socorro/emergência do INEM têm como objetivo principal a estabilização de doentes que necessitem de assistência durante o transporte para uma Unidade de Saúde. A tripulação é composta por 2 elementos, com formação específica para a prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar às vítimas de acidente ou doença súbita. As ambulâncias SIV são por sua vez compostas por um
Enfermeiro e um Técnico de Ambulância de Emergência e visam a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré hospitalar à população.

O INEM é o organismo do Ministério da Saúde responsável por coordenar o funcionamento, no território de Portugal Continental, de um Sistema Integrado de Emergência Médica, de forma a garantir aos sinistrados ou vítimas de doença súbita a pronta e correta prestação de cuidados de saúde.

A prestação de socorros no local da ocorrência, o transporte assistido das vítimas para o hospital adequado e a articulação entre os vários intervenientes do Sistema, são as principais tarefas do INEM. Através do número europeu de emergência - 112, este Instituto dispõe de múltiplos meios para responder a situações de emergência médica.
Leia Mais em: http://bombeirosparasempre.blogspot.com/#ixzz2fhzN7SKZ

Sem comentários: