domingo, 24 de junho de 2012

Helicópteros do INEM no Norte ficam alocados em Vila Real

Adão Silva, deputado do PSD eleito pelo distrito de Bragança, considera "uma boa solução" a centralização do helicóptero do INEM que servirá o Norte do país em Vila Real, o que levará à saída de um dos dois meios emergência da região, nomeadamente de Macedo de Cavaleiros, onde está sediado há cerca de três anos.

O outro está alocado em Baltar, na Póvoa de Varzim, mas também sairá desta zona, uma vez que os meios aéreos de socorro vão ser reposicionados. Para o deputado a mudança do helicóptero para o distrito vizinho trata-se "de uma resposta de qualidade, atempada, tecnologicamente capaz e humanamente aceitável".
Adão Silva falava, este sábado à tarde, à margem da inauguração da Feira de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros, onde disse que tem a garantia do secretário de Estado Adjunto do ministro da Saúde de que os dois helicópteros INEM que operam no Norte, em Baltar e Macedo de Cavaleiros, vão deixar de operar para ficar apenas em funcionamento um meio aéreo, que será instalado em Vila Real, cujo hospital dispõe de uma Urgência Polivalente.
Apesar de haver alguma perda de postos de trabalho, a "solução vai ser melhor", frisou Adão Silva. "Porque se pode responder ao socorro de vidas em perigo de uma forma mais eficaz e transporta-se o doente para o lugar certo sem andar a perder tempo entre hospitais intermédios, nomeadamente o de Bragança, onde existe falta de especialistas como Cardiologistas, uma vez que no distrito só há um", afirmou.
Macedo de Cavaleiros passará a dispor de uma ambulância de Suporte Avançado de Vida devido à supressão do helicóptero, que tinha sido instalado no concelho na sequência de um protocolo entre os municípios do distrito de Bragança e o Ministério da Saúde aquando do encerramento dos SAP (Serviço de Atendimento Permanente) em vários centros de saúde.
O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Beraldino Pinto, está contra a perda de mais um serviço público no concelho, e diz que o helicóptero do INEM tem sido "extraordinário para a região que é isolada". Além disso lembrou que foi realizado um investimento de 300 mil euros na criação de um heliporto e hangar, "que assim fica desperdiçado".
Fonte:JN

4 comentários:

Anónimo disse...

que aloquem em lagoa nao sr adao?????????

Anónimo disse...

jornalismo de má qualidade e um deputado burro e hipócrita à semelhança de todos os outros.
o Distrito de Bragança deve estar a pagar por ter uma serie de políticos medíocres que estiveram no governo Sócrates e no do Durão só pode... candidaturas QREN, nada, DECIF, diminuido, ULF Izeda e pólo da ENB "tá queto", agora o helicóptero que só é o do país que tem mais saídas, vai para a terra do passos coelho, de seguida o hospital de Bragança perde tudo e fica tudo em Vila Real... vá vendam-nos a Merkel...
ambulâncias SAV? são novas é? agora sim, é cada vez mais visível que daqui a um ano tudo que é meio INEM no interior do país, é para fechar e fica tudo entregue aos Bombeiros, que vão andar a transportar alunos para as escolas... enfim, perdeu tudo a vergonha e ficou tudo estupido! mas é disto que gostamos! haja bola e fado para alimentar o povo burro, estúpido e manso! nação valente e imortal? NADA DISSO, SÃO TODOS UNS PÁRIAS!!

Anónimo disse...

uma pessoa que tem que defender o seu distrito e deixa ir embora serviços... en fim, vergonhoso!!!

Anónimo disse...

a culpa não é deles é nossa que votamos para os por no poleiro,senão vejamos:Mota Andrade na oposição,defendia entre outras coisas a universidade em Bragança,com o p.s. no poder foi o primeiro a dizer que não fazia cá falta nehuma.
Adão Silva na oposiçãocriticou o encerramento dos saps e a demora da vinda do heli para Macedo,com o psd no governo é o primeiro a dizer que concorda co a retirada deste para Vila Real.tenho vergonha de ser conterrâneo destes politicos lembe-botas vão mas é trabalhar parasitas do povo.