quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bombeiros querem transportar alunos

Algumas corporações de bombeiros do distrito de Bragança deverão candidatar-se ao transporte de alunos no próximo ano lectivo para equilibrar as finanças das associações humanitárias.Até ao momento as corporações de Mogadouro e Torre de Moncorvo já faziam transporte de estudantes com necessidades especiais de mobilidade. Mas agora, e tendo em conta a redução do serviço de transporte de doentes não urgentes, que era a principal fonte de receita das associações, algumas corporações estão já a preparar-se para concorrer ao transporte de alunos, lançados pelas autarquias, como forma de rentabilizar os recursos existentes.“Tendo nos bombeiros recursos humanos e materiais para efectuar transporte, através de viaturas de nove lugares, há associações que já estão a organizar o processo para no próximo ano lectivo se poderem candidatar ao transporte de estudantes”, revela o presidente da Federação Distrital de Bombeiros, acrescentando que esta solução “é para rentabilizar o equipamento” uma vez que neste momento “só temos duas opções: ou despedimos pessoal, ou rentabilizamos o que temos”.Segundo Diamantino Lopes, as corporações de Alfândega da Fé e Vinhais estão já a licenciar viaturas e a dar formação aos motoristas para poderem candidatar-se ao transporte de alunos.“As viaturas estão a ser vistoriadas pelo IMTT e os condutores também vão ter de ser sujeitos a uma reciclagem”, garante, explicando que “se a candidatura for ao transporte de crianças do pré-escolar e primeiro ciclo pressupõe um acompanhamento e isso também será assegurado. Seja qual for a circunstância, os bombeiros vão cumprir a lei integralmente”.
Os concursos deverão ser abertos durante o Verão uma vez que o transporte de alunos terá de estar assegurado no início do próximo ano lectivo, em Setembro.
Escrito por Brigantia

1 comentário:

Anónimo disse...

onde diz que o transporte de alunos é uma das competências dos Bombeiros? este presidente da federação ainda é pior que o outro...