sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Equipa especial transportará crianças em estado crítico

O INEM e o Hospital de S. João vão assegurar as transferências entre hospitais de crianças e adolescentes gravemente doentes. Com uma ambulância e equipa especiais pretende-se baixar os riscos de agravamento da doença e até de morte durante as viagens. Transporte destina-se a crianças e adolescentes.

O Transporte Inter-hospitalar Pediátrico (TIP) da região Norte vai ser criado hoje, sexta-feira, através de um protocolo a assinar entre o INEM e o Hospital de S. João. O serviço arranca no próximo dia 2 de Abril e poderá vir a ter mais hospitais como parceiros. Vai funcionar todo o ano, 24 horas por dia, e estima-se que vá efectuar 60 viagens por mês.

O objectivo é que a transferência entre hospitais de bebés, crianças e adolescentes (até completarem a idade pediátrica - 18 anos) seja feita com a maior segurança possível, numa ambulância equipada como se fosse uma sala de Cuidados Intensivos e uma equipa de profissionais com a formação adequada para prestarem assistência durante o transporte. Sempre que necessário, o transporte pode ser feito no helicóptero do INEM.

"Vários estudos demonstram que o transporte de doentes críticos feito por uma equipa especializada permite reduzir a morbilidade [doença] e mortalidade. Além dos benefícios óbvios para o doente, este tipo de transporte mostrou uma boa relação custo-benefício", pode ler-se no texto do protocolo, a que o JN teve acesso.

O protocolo vem colmatar uma falha na região, uma vez que este serviço já existe no resto do país. No Norte, o INEM assegurava apenas o transporte secundário (entre hospitais) de recém-nascidos até aos 28 dias, serviço que passa a ser integrado no TIP.

Até aqui, explica Fernando Araújo, presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), os bebés, as crianças e os adolescentes internados num hospital da região que necessitassem de ser transferidos para, por exemplo, o S. João faziam a viagem numa ambulância do hospital de origem, acompanhados por um pediatra e um enfermeiro intensivistas, mas sem formação específica para o transporte.

A partir do dia 2 de Abril, estas viagens passam a ser realizadas na ambulância de recém-nascidos do INEM, adaptada para doentes até aos 18 anos e com equipamento de ponta. A tripulação - médico, enfermeiro e Técnico de Ambulância e Emergência (TAE) - terá formação específica, que consiste num curso de três meses a frequentar até Abril.

O acordo, a assinar esta manhã no Hospital de S. João, na presença do secretário de Estado Adjunto e da Saúde e do presidente da ARSN, divide responsabilidades no projecto. O INEM cede a ambulância e o TAE e paga ao "S. João" 175 mil euros por ano para cobrir parte dos custos com a equipa de enfermeiros e médicos que farão escala ao TIP.

"A equipa não estará em casa à espera da chamada, estará a trabalhar. Quando for accionada, faz o transporte e regressa ao local de trabalho", esclareceu Fernando Araújo.

O "S. João" é, por enquanto, o único hospital parceiro do TIP, mas o presidente da ARSN admite vir a envolver outros como o Centro Hospitalar do Porto e/ou o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. "Vamos primeiro estabilizar o serviço e depois pensar em alargá-lo", referiu.
Fonte:JN

Sem comentários: