quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A verdade da mentira do DAE em Portugal.

Noticias saídas a públicos nos últimos tempos dão como uso de exclusividade do DAE em Portugal somente nas 37 ambulâncias do INEM, uma informação completamente falsa.

Os primeiros DAE existentes em Portugal foram colocados em algumas ambulâncias dos Bombeiros da zona do concelho da Amadora - Sintra, englobado no projecto Choque para a Vida, criado pelo Hospital da Amadora em 2001.

O INEM somente começou a colocar DAE nas suas ambulâncias em 2004, deixando os parceiros directos do SIEM (Bombeiros e CVP) de fora do seu projecto, somente no ano 2007 o INEM permitiu a entrada dos bombeiros no seu projecto, absorveu unicamente as corporações de Bombeiros do projecto Choque para a VIDA que acabou.

Somente no final de 2010, o INEM começa a englobar no seu projecto DAE os Postos de Emergência Médica existentes nos bombeiros, distribuindo cerca de 30 aparelhos esta semana e prever distribuir cerca de 100 DAE durante 2011, uma situação que somente peca por tardia.

Com a saída da legislação que regulamenta o uso do DAE por não médicos em Portugal, várias empresas do sector privado criaram projectos a nível nacional para o uso do DAE, cumprindo as imposições legais exigidas.

Um negócio que ira movimentar milhões de euros, quer na formação, venda de aparelhos e consumíveis. Empresas geridas normalmente por médicos e enfermeiros, estes últimos retratam os tripulantes como aprendizes de feiticeiros, curiosos e ignorantes, principais impulsionadores no bloqueio da formação dos tripulantes de ambulância, mas para ganhar dinheiro fácil os tripulantes de ambulância já servem.

Muitos corpos de Bombeiros a nível nacional, na falta de respostas da sua tutela sobre esse problema, fizeram acordos individuais com essas empresas, onde permite o uso legalmente do DAE pelos seus tripulantes no socorro às vítimas. Onde actualmente quase meia centena de Associações de Bombeiros tem DAE nas suas ambulâncias, indo contra as noticias saídas a publico, onde se dava a existência exclusiva dos aparelhos DAE somente nas ambulâncias do INEM.

Publicada por Paulo Ferreira in O Renascer das Cinzas

Sem comentários: