sexta-feira, 1 de julho de 2011

Época de Incêndios Mais Crítica Começa Hoje Com Menos Meios

A época mais crítica em incêndios florestais começa hoje com menos meios de combate aos fogos do que no ano passado, sendo os cortes mais visíveis nos meios aéreos.

Durante a fase “Charlie” de combate a incêndios florestais, que se prolonga até 30 de Setembro, vão estar operacionais 9210 elementos (menos 775 que no ano passado), 2018 viaturas (menos 158) e 41 meios aéreos (menos 15), além dos 237 postos de vigia da responsabilidade da GNR.

Os cortes no dispositivo de combate a incêndios é justificado com o “período de necessária contenção da despesa pública”, tendo o anterior secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, estimando uma poupança de 11,5 milhões de euros para o Estado na redução dos meios de combate.

No Corpo de Bombeiros de Bragança para esta época foram criados 4 Equipas de Combate a Incêndio, 1 Equipa Logistica de Apoio ao Combate, 1 Grupo de Intervenção Permanente e 1 Equipa de Intervenção Permanente.

Vários concelhos dos distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Santarém, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Portalegre apresentam risco muito elevado de incêndio. O risco de incêndio determinado pelo IM engloba cinco níveis, variando entre "reduzido" e "máximo". O seu cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00, na temperatura do ar, na humidade relativa, na velocidade do vento e na quantidade de precipitação ocorrida nas últimas 24 horas.

Na quarta-feira, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou 299 incêndios o maior número registado durante o mês de Junho. No combate aos fogos estiveram envolvidos 3257 bombeiros, com o auxílio de 875 veículos.

O IM prevê para hoje céu em geral pouco nublado, apresentando-se temporariamente muito nublado nas regiões Centro e Sul com possibilidade de ocorrência de aguaceiros e possibilidade de trovoadas no interior destas regiões durante a tarde. Está ainda prevista para todo o país uma pequena subida da temperatura máxima. No Porto, as temperaturas máximas vão atingir os 28 graus Célsius, em Lisboa 34 e em Faro 32.

Sem comentários: