quarta-feira, 27 de julho de 2011

Incêndio da Nogueirinha - Moncorvo Esta Noite

O incêndio da Nogueirinha continua activo. Apesar do reforço de meios para a noite, altura propicia para os Bombeiros ganharem algum terreno no combate a este incêndio, este incêndio continua a lavrar em 2 frentes.

Desde o principio da noite que continua a ganhar força, queimando mato, pinhal e algum eucalipto.

Praticamente há meios de todas as corporações do distrito actuar no terreno.

Á hora desta publicação a ANPC contava com 160 operacionais apoiados por 45 veículos. No Comando das Operações está o Comandante Operacional Distrital, Carlos Alves. 

Grande parte das equipas de combate foram substituídas, concerteza para haver um ataque massivo ás chamas, visto ser a altura em que há diminuição da temperatura e alteração do sentido dos ventos/brisas.  

Aproveitamos também para referir, sem querer defender objectivamente alguém, que há vários factores que influenciam um incêndio florestal,  factores esses que podem ser imediatos ou permanentes, e sinceramente não acreditamos que o pessoal que se encontra envolvido nas operações de combate desejem, ou se regozijam, em estar naquele teatro de operações, só por estar. Portanto, encaixa na compreensão de cada um que todos os intervenientes que se encontram envolvidos neste combate estarão, concerteza, a dar o seu melhor para terminar com este incêndio.

Deixa-mos-lhe então algumas fotos do incêndio, desde as 20h30 até agora.




14 comentários:

Anónimo disse...

Solicito que seja publicado este comentário


A/C: do Sr. Comandante da Corporação dos Bombeiros de Torre de Moncorvo

Ex.mo Sr Comandante Manuel Fernandes de Almeida

Tendo estado as forças de combate de todo o distrito empenhadas em extinguir o mais rapidamente possível o incêndio florestal com inicio no local da Quintas da Nogueirinha em 26 de Julho de 2011, é lamentável que V. Ex.ª não recomeça esse mesmo esforço. Por sua vez tem efectuado várias críticas às forças de combate que se deslocaram para auxiliar no combate ao incêndio referido.
As críticas efectuadas não são justas nem fundamentadas, nunca será demais relembra-lhe que alguns dos homens estiveram ao serviço cerca de 30 horas consecutivas, fazendo tudo o que estava ao seu alcance para efectuar um combate eficaz, sendo necessário reconhecer o seu esforço.
Ficava-lhe bem reconhecer que o incêndio teve as proporções registadas devido à ineficácia na primeira intervenção e na fase inicial do combate uma vez que os meios chegaram tarde ao local da ocorrência.

Bom é sempre mais facil críticar quem nos tenta ajudar do que ver os nosso erros!

Com os melhores cumprimentos


A. Morgado

Anónimo disse...

nos pimba....

Anónimo disse...

o cdos nacional respirou de alivio quando o incendio ficou extinto, e tambem o vaz pinto..
sr vaz pinto a que fazer um balanço bem fundo e doque se passou neste incendio porque a cordenação foi um caus..

Anónimo disse...

12.49
aquilo que se passou la relatado por alguns colegas meus foi uma falta total descordenaçao,eram so carros a passear,tudo mandava.mas isto vai acontecer mais vezes,porque certos comandantes,codises,e afins nao estao nestes lugares por merito proprio,mas sim por nomeçoes politicas.deviam tal como os bombeiros de carreira fazerem cursos todo o ano,para que depois nestas situaçoes estarem a altura de comandar o que nao acontece,e temos um caso concrecto do chefe maior dos bombeiros,aquele que esta na lisbia.sabem como dizem e a vida.so estes tipos conseguem vencer na vida a custa dos outros,e o que mais me revolta e olhar para este distrito com gente valida no comando que sao rejeitados por nao serem lambe botas.tenho dito.obrigado

Anónimo disse...

venha ca sr vaz pinto.venha ver o que se passa aki.no monte ta quieto,nos volantes muitos,nos radios o triplo,para falar com alguem o falas a mandar muitos nas bombas nem se fala junto as viaturas pior.o caos

Anónimo disse...

não entendo... se trabalhamos, se lutamos todos pela mesma causa o porque de tanta critica... como em tudo é sempre mais facil criticar do que ajudar... então quando a invejas... no coment.........

Unknown disse...

Ex.mo Sr A. Morgado;

Agradeço a sua preferencia a partilha de ideia neste espaço, tendo-o feito de forma objectiva, direccionada e respeituosa.

Apesar do sincero desabafo, gostaria de lhe relembrar que a forma mais adequada de fazer chegar este "recado" ao Ex.mo Sr. Cmdt Manuel Almeida será direcionar-lhe correspondência para o seu mail ou quartel.

Por se tratar de um espaço público e na tentativa de promover conversações saudáveis, este comentário possui os critérios adequados para publicação.

Unknown disse...

Ex.mo Sr A. Morgado;

Agradeço a sua preferencia a partilha de ideia neste espaço, tendo-o feito de forma objectiva, direccionada e respeituosa.

Apesar do sincero desabafo, gostaria de lhe relembrar que a forma mais adequada de fazer chegar este "recado" ao Ex.mo Sr. Cmdt Manuel Almeida será direcionar-lhe correspondência para o seu mail ou quartel.

Por se tratar de um espaço público e na tentativa de promover conversações saudáveis, este comentário possui os critérios adequados para publicação.

Paulo Ferro disse...

Já que existe a possibilidade de comentar, atacando ou defendendo, e há livre expressão de sentimentos convicções, gostaria também de comentar a publicação do sr. A. Morgado.

Compreendo a sua indignação, que se baseia sobretudo no propósito de defesa dos homens e mulheres que andaram horas a fio, mal alimentados, sem descanso e dosorientados em tamanha situação descontrolada e inconstante do incêndio da nogueirinha.

Não sei qual é a sua relação com o Cmdt Manuel Almeida, mas de uma coisa tenho certeza, não deve conhecer assim tão bem para o carimbar com a imagem que aqui nos transmitiu desse homem.

Acredito que incêndios de tais dimensões seja levados de sensações e sentimentos contraditórios de desconforto, desconsolação e desmoralização para homens que comandam, operam e assistem. Se é um incêndio de extremos é normal a incapacidade humana de lidar com situações extremas, e que também leve a reacções extremas por parte destes, e não é neste ambiente que se deve catalogar a imagem de um Comandante.

Pelas experiencias em trabalho e em lazer que já tive a possibilidade de acompanhar com o Comandante Almeida, solto a minha voz em defesa de um Comandante que a nível distrital têm capacidade Comando acima da média , reconhecendo-lhe capacidade de empreendedorismo, companheirismo, responsabilidade, seriedade, segurança de decisão, respeito, interesse, justo, e abnegado. Mais poderia falar deste homem, mas acho que já compreendeu o valor da pessoa em causa.

Espero que voce possa mudar essa opinião menos boa do Cmdt Almeida, ajustando-a á realidade.

Nos Bombeiros, por vezes, só não se faz mais porque alguns não deixam...

LuísRock disse...

Sr Morgado ( se é esse o seu nome ) gostaria de saber qual a sua competência para julgar a atitude do Sr CMDT Almeida. Os incêndios de grandes dimensões em Portugal são de difícil coordenação pois a estrutura dos Bombeiros Portugueses é demasiado complexa, frágil e baseiam-se em modelos que em nada se adaptam à nossa realidade. falta de tudo e é mais que normal que, os grandes incêndios, cuja coordenação é questionável aconteçam...há quem diga que os governadores civis fazem falta, há quem diga que fazem falta meios aéreos pesados, há quem diga que os carros são velhos, há quem diga mil e um disparates, como V/Exª, mas na verdade não se compreende que ninguém se preocupe com os homens que não são alimentados nem hidratados horas e horas a fio e que uma central de Bombeiros onde decorre um incêndio não seja informada de como decorrem as operações... Valeu a insistência de uma central muda, para que os Bombeiros fossem alimentados...Não obstante o CMDT Almeida, é um Comandante jovem, dinâmico e com uma visão de Bombeiros holistica, que pelos vistos, vai bem além da sua visão limitada e arrogante. Se for Comandante ( aposto que é! ) deu uns quantos tiros nos pés... tenha tento no que diz e principalmente no que escreve, nunca se sabe quando uma situação semelhante acontece no seu CB...

Nelson disse...

Serei um suspeito a falar, mas falo! Faço das palavras do Paulo e do Rock as minhas... Tenho o prazer de trabalhar diariamente com o CMDT Manuel Almeida e uma coisa tenho a certeza, nunca o ouvi falar mal de ninguém, ouço-o sim agradecer. A ineficácia da 1º intervenção apenas se deveu ao terreno e aos ventos, o ideal seria ter os 150 Bombeiros no inicio do incêndio, mas isso não é possível, as 1ªs equipas tentaram combater com todo a garra o incêndio, infelizmente foi em vâo!

Quanto à logística do incêndio havia mais de uma dezena de pessoas envolvidas a fazer refeições, remendar pneus, tratar do combustível, (se falhou alguma coisa, não foi culpa deles) mas esses não aparecem no site da ANPC, porque mais uma vez não interessam, o que interessa é dar incêndios dominados!

Sr. A. Morgado o nosso CB é uma casa aberta, o gabinete do comando é o 1º à esquerda, e lá sim podem conversar e dirigir-lhe essas acusações!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Boas Rock, como tu bem sabes enquanto deixarem andar pelo teatro de operações elementos de comando sejam de que CB for a dar ordens diferenciadas ao pessoal não é fácil haver organização e principalmente unidade de comando ... E o exemplo vêm de cima sem um Comando distrital forte, decidido e activo, elemento essencial para operar em ocorrências de pequena dimensão quanto mais nas de grande dimensão e complexidade assim sendo uma vez mais dá em asneira como foi este caso grupos mal colocados e aproveitados contra fogos a correr mal e outras coisas mais que me foram relatadas.... Se existe responsável máximo ele já não esta cá .. É sem duvida o sr. Governador que tomou a decisão de nomear um codis Sem experiência por favor político e para alem disso manter um 2 codis com provas dadas de inadaptação ao lugar ... Abraço companheiro e tenhamos esperança que os melhores sejam algum dia reconhecidos e aproveitados... Aí em Macedo existem alguns ...

Anónimo disse...

Resposta aos em Sr A Morgado.

Basta atentar, logo se descobre que Deus Nosso Senhor faz bem as coisas e continua a espalhar abundância de tolos. Fosse Ele menos diligente, aborrecido seria o dia-a-dia daqueles que beneficiou com algum juízo, pois o inesperado e arrevesado comportamento do tolo não obriga, como nas comédia de teatro, a hora e pico de atenção. O tolo age, fala, e o gozo é instantâneo.
Pouco há que se equipare ao cómico do comportamento do tolo, ou da tola que, inconsciente de que se lhe desandam os parafusos, toma por prestígio o que é mesquinhice, por ciência a sua imperícia, e fala do que ignora no tom seguro que só os néscios usam. Braceja com os arremedos que, desde Mussolini, pertencem aos clássicos do humor, o seu ar de importância traz o pavão à mente.
Demos graças ao Senhor que tão generoso se mostra na sementeira de imbecis.

Anónimo disse...

18.19
tu es dos meus,e so favores politicos com tanta gente valida neste distrito,metem gente a valer zero,sem alguma capacidade para representar o lugar que ocupam,sem provas dadas.isto vai ter que acabar.vaz pinto mete ordem e redemenciona este codis,por aquilo que se ve com estes tipos isto nao vai la.