quarta-feira, 6 de julho de 2011

Héli não aterrou porque faltava chave do estádio

O helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros demorou quase duas horas para transportar um doente com AVC de Bragança para Vila Real porque a iluminação do estádio onde devia aterrar estava desligada. Ninguém sabia da chave para poder entrar no recinto.

O helicóptero do INEM foi accionado para fazer o transporte de um doente entre hospitais, na noite de 30 de Junho, mas não conseguiu estacionar em Bragança "por inexistência de condições de segurança, dado que não havia iluminação no estádio municipal", confirmou o INEM.

Uma vez que o heliporto do hospital de Bragança está em obras, o local mais próximo para aterrar é o estádio municipal. Porém, segundo duas fontes ligadas ao processo, o problema de aterragem do helicóptero esteve relacionado com a falta de chave para abrir o estádio.

Para não ter um funcionário em permanência para casos de urgência, a Câmara de Bragança diz que entregou a chave do estádio ao hospital e bombeiros, porém, quando foi preciso, ninguém sabia dela.
Fonte: JN

5 comentários:

André disse...

Quando vai para uma emergencia, acidente, qualquer coisa, desde que tenha espaço pode aterrar em qualquer sitio, inclusive estradas e afins.

Para levar um doente de um hospital para outro ja tem que ser como tem.

Questiono-me se por 10 min, nao seria possivel o helicóptero aterrar na estrada adjacente ao hospital para quem sobe para as piscinas...

Davide disse...

ho estúpido o heli só aterra de noite em campos de futebol ou tem de ser uma estrada bastante larga alem disso tem de ter iluminação no local ou pensas que aterra num sitio qualquer as cegas.
fazes ideia de quanto custa um helicóptero? ou ate mesmo só uma das pás do rotor principal? ou ate mesmo a vida de 4 pessoas que vem la dentro só para socorrer uma? o hospital se sabia que isto podia acontecer devia-se ter prevenido ou então chamar o heli se tivesse a certeza que estavam reunidas todas as condições para ele aterrar.

filipe disse...

boa tarde... davide estupido so se fores tu pq eu estive presente nesse dia e o heli nao aterrou pq nao kiz... o campo estava iluminado nao com as torres mas por 4 viaturas particulares 2 carros patrulha da policia, pela ambulancia do inem dos bombeiros e ainda a carrinha do hospital e se o piloto fosse mais profissional com o foco do heli chegaria para a terrar e por testemunhas no local o heli ja nao é a 1ª vez que aterra e com muito menos eluminaçao ou ate com nenhuma no estadio, por isso a desculap nao sao as chaves pq se fossem as chaves os carros nem entravam para o relvado a eluminar o estadio mas sim da faltade experiencia do piloto e mais, se fosse um familiar do piloto sera que ele fazia o mesmo???

Anónimo disse...

filipe porque nao vais para piloto de héli tens jeito para isso..lol

Anónimo disse...

Minha gente,
fui operadora de C.M.A. (centro de meios areos), e isto dos helis tem muito que se lhe diga.
1º aterrar na referida estrada era perigoso, pois tens os postes de iluminação da estrada e arvores perto;
2º ja conheci vários pilotos e nem todos são iguais e com o mesmo grau de experiencia e loucura;
3º os ventos tb são um forte vetor.
e penso, ainda, que quem devia ter a chave do estadio era o hospital e não os bombeiros, pois o espaço proprio no hospital está INOP entaõ é o hospital que tem q assegurar os serviços.

Cumps,
Cátia