Não basta mostrar disponibilidade para fazer voluntariado, mas é necessário estabelecer um compromisso sério com as acções que se pretendem desenvolver, defendeu Elza Chambel, presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, a convidada deste ano da Conferência promovida pelo centro Social e Paroquial de Santo Condestável, no âmbito das festas da Paróquia.
A conferência, realizada no passado dia 6, esteve também inserida nas iniciativa promovidas em Bragança no âmbito da Volta a Portugal do Ano Europeu do Voluntariado.
“O voluntariado tem algo que está na sua génese e é fundamental e, de vez em quando, a população portuguesa não é muito disponível para isso, chama-se compromisso. Se você se compromete a ser voluntária numa instituição, o compromisso que você assume de ser voluntária é uma hora, essa hora não pode ter uns dias 55 ou 24 minutos. Nós estamos a falar de voluntariado comprometido em programas de voluntariado, porque, de outro modo, são meios que depois faltam e provocam uma frustração muito grande em quem está do outro lado”, sublinhou Elza Chambel.
Fonte: Mensageiro de Bragança
Sem comentários:
Enviar um comentário