terça-feira, 19 de julho de 2011

Voluntários alemães preparados para apagar fogos em Portugal

Voluntários alemães estarão prontos a intervir em 24 horas no combate aos incêndios florestais em Vila Real, mediante um protocolo assinado entre o município e a Organização Não Governamental (ONG) alemã @fire, sedeada em Osnabrück.

O presidente da Câmara de Vila Real, Manuel Martins, disse que o número elevado de incêndios e a redução de 11% sofrida este ano no dispositivo de combate a fogos veio «expor a carência de meios».

Neste contexto, a autarquia assinou um protocolo de cooperação institucional com a organização alemã @fire - Resposta Internacional a Desastres Naturais.

Caso seja necessário, um mínimo de 11 voluntários estarão prontos a actuar em Vila Real em 24 horas. À Câmara de Vila Real caberá pagar a sua alimentação e transporte local.

Se for ainda solicitado, a autarquia intermediará a vinda desta equipa para qualquer ponto do país.

O chefe de equipa da @fire, Detlef Maushake, explicou que esta organização é especializada no combate a incêndios florestais, recorrendo a ferramentas manuais ou à técnica do contra fogo.

Adiantou que, como são voluntários, os seus elementos tiram férias para actuar.

Álvaro Ribeiro, responsável pela protecção civil municipal, referiu que a @fire será accionada em «situações limites» e quando se sentir «necessidade de reforçar os meios locais».

Nomeadamente situações como a que ocorreu em 2005, quando pela primeira vez a organização accionou voluntários para o distrito transmontano devido ao elevado número de incêndios que fustigaram este território nesse verão.

Nesse mesmo ano, Osnabrück e Vila Real assinaram um acordo de geminação.

Em 2006, 33 elementos de quatro corporações de bombeiros de Osnabrück e dez elementos da ONG @fire regressaram a Vila Real, em auxílio das corporações de bombeiros de Vila Real, ajudando mais uma vez no combate aos incêndios que deflagravam no distrito.

Ainda nesse ano, as corporações alemãs e portuguesas treinaram em conjunto na cidade transmontana, trocando tácticas e técnicas e partilhando experiências.

A ONG alemã funciona com um corpo de voluntários e mantém-se no ativo através de doações de instituições ou particulares, tendo já ajudado em catástrofes naturais que ocorreram na Tailândia, Paquistão e Haiti.
Fonte: SOL

1 comentário:

Anónimo disse...

So uma pergunta para os srs inteligentes!!! Quem é que paga os custos logisticos inerentes à viagem e estadia dos voluntarios? Não seria preferível reforçar os meios Portugueses no terreno, evitando assim custos desnecessarios com viagens e afins e permitindo melhorar as condições de crise que alguns bombeiros são remetidos?