sexta-feira, 15 de julho de 2011

CURTAS: 20 jovens ficam paraplégicos em mergulhos na praia

Só este ano, 20 jovens estão em risco de ficar paraplégicos por terem mergulhado em locais perigosos.

A época balnear começou há apenas um mês, mas já se revelou trágica para, pelo menos, 20 jovens que devido a mergulhos mal calculados sofreram lesões graves na coluna cervical.

Os dados foram avançados ao SOL por Nuno Leitão, porta-voz do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN). «São quase todos rapazes entre os 10 e os 20 anos», esclarece o responsável, explicando que os acidentes ocorreram porque os adolescentes mergulharam em locais com rochas no fundo ou poucos profundos.

Segundo Nuno Leitão, quando foram levadas pelas equipas médicas, estas 2 0 vítimas já «não sentiam os membros inferiores pelo que a probabilidade de ficarem paraplégicos é grande».

Só a Capitania do Porto de Cascais registou duas ocorrências desta gravidade no último mês: uma na Praia de Carcavelos, no início de Julho e outra numa zona de areal não vigiada da praia de São Julião da Barra, em Sintra, a 23 de Junho. «Em ambos os casos, as pessoas saltaram para águas pouco profundas», adiantou fonte do organismo, recusando prestar mais esclarecimentos.

Nuno Leitão admite que os números de mergulhos perigosos verificados este ano são superiores aos das épocas balneares passadas e sublinha a importância de se respeitarem as regras de segurança. «O ISN tem aumentado as campanhas de alerta aos banhistas para não mergulharem em lugares que não conhecem, seja em que praia for, vigiada ou não». E deixa um aviso: «Todas as praias têm riscos, se as pessoas não tiverem os cuidados elementares de segurança».


Fonte: Sol

Sem comentários: