quinta-feira, 14 de julho de 2011

Câmara de Bragança reduziu 25 por cento o apoio a instituições do concelho devido à crise

Duzentos mil euros foram ontem atribuídos pela câmara de Bragança a 18 associações e instituições particulares de solidariedade social do concelho. Este ano o valor das contribuições foi reduzido em cerca de 25% fruto dos cortes nas transferências do Orçamento de Estado para o municípios e da redução das receitas.

Ainda assim, o presidente da câmara, Jorge Nunes, salienta a importância destes apoios.

“É uma ajuda do município para o município associativo e contribuir para a regularidade das suas actividades, fazendo-o numa situação de contenção. Mas há menos recursos disponíveis e as limitações de despesas são as que todos temos de adoptar. Neste conjunto de protocolos reduzimos o apoio em relação ao ano anterior, à excepção dos bombeiros de Bragança e de Izeda.”

Só os bombeiros de Bragança recebem 105 mil euros que basicamente servem para assegurar o serviço de protecção civil do concelho durante todo o ano, como explica o presidente da Associação Humanitária, Rui Correia.

“No fundo, o que a câmara nos dá serve para pagar aos operadores de central, um grupo EIP [Equipa de Intervenção Permanente] e um chamado GIPE [Grupo de Intervenção Permanente], e depois todo o apoio que prestamos ao aeródromo e intervenções locais.”

Já o Coral Brigantino foi uma das associações que viu o apoio ser reduzido.

A presidente da direcção, Cândida Martins, admite que as actividades culturais do grupo terão de ser repensadas.

“Não quero pensar na limitação da nossa actividade cultural. Mas vamos ter de repensar a nossa actividade e pensar em tempos passados que não tínhamos este apoio.”

A câmara de Bragança está ainda a cortar despesas em vários sectores como é o caso de pequenas obras, horas extraordinárias, deslocações, formação, combustível e energia.
Escrito por Brigantia

Sem comentários: