segunda-feira, 4 de março de 2013

Vale de Cambra: 1º Seminário Emergencia Pré-Hospitalar

Decorreu no Centro Cultural de Macieira de Cambra, ontem o 1º Seminário de Emergência Pré-Hospitalar, organizado pelo Núcleo da Juvebombeiro de Vale de Cambra. O auditório foi preenchido por tantos bombeiros que dão valor a estes encontros.

A abertura dos painéis coube a Sandra Sousa, TOTE no INEM, que após apresentar a missão e organização do INEM, focou a sua apresentação para a sala de telecomunicações. A referir que esta sala apresenta 16 elementos a atender chamadas, 3 a accionar, 2 médicos, 1 capic e 1 call-back. Muito brevemente passou a explicar qual o papel de cada um.

O segundo orador foi Nelson Batista, da ENB, com o tema “Emergências Médicas Actuais, AVC/PCR”. Iniciando pelo tema AVC, o Nelson referiu que este sendo a 1ª causa de morte em Portugal, é o 3º que causa mais vítimas. Na sua apresentação elucidou a plateia a importância de identificar correctamente os sinais e sintomas das duas doenças, bem como uma correcta actuação, de modo a possibilitar os melhores cudados de saúde à vítima. De salientar que, melhor do que actuar, temos de PREVENIR!

Após um curto intervalo, para colocar algo no estômago, os trabalhos foram continuados pelo orador Carlos Alves, também ele da ENB. Trauma pediátrico e neonatal, um tema que coloca a criança em contacto com o mundo da emergência. Avivando a memória dos presentes de que, as crianças não são adultos em ponto pequeno, a abordagem de uma criança deve ser o mais calma possível e nunca mentindo, de modo à criança poder ver no socorrista uma pessoa de confiança. A sua apresentação mostrou vários tipos de incidentes, bem como as abordagens e actuação que o socorrista tem de ter em cada caso.

Os meios de Emergência Pré-Hospitalar não compreendem apenas ambulâncias, se não que também os helicópteros. Este tipo de meio de locomoção, como qualquer outro tem as suas particularidades, vantagens e desvantagens e, foi isso que Pedro Silva, pertencente ao Heli 4, veio dizer. Pare além disso, os helicópteros requerem por parte de todos – tripulação, equipas médicas e “mirones” – muitas regras de segurança, as quais foram de grande importância para o público presente.

Entrega de lembranças aos oradores.
A parte da tarde foi iniciada pela Dr.ª Julieta Vieira, do INEM, que de um modo geral trouxe até ao público o trabalho realizado pela VMER do Hospital de S. Sebastião. No seguimento da sua apresentação esteve o Dr. António Melo dando ênfase no trabalho de equipa que deve ser feito pelas equipas pré-hospitalares. Sendo estas equipas multidisciplinares e multi institucionais, devem recorrer à formação de modo a mitigar os erros que possam ocorrer em situações reais, assim como optimizar o seu treino em equipa.

Após um curto intervalo, o TAE José Carlos, apresentou aos presentes um estudo para averiguar se haveria lugar para os MEM no SIEM. Apresentou diversas marcas e localização dos MEM, tanto internacionalmente como nacional e o equipamento transportado. Salientou que na maioria dos casos, apenas basta a activação de uma mota para as ocorrências. Após referir as vantagens e desvantagens deste meio de locomoção, apresentou alguns casos reais da intervenção do MEM.

A última apresentação, não menos importante, coube à Dr.ª Sónia Cunha, do CAPIC, que referiu qual o trabalho deste centro e as situações onde é chamado a intervir. Estas equipas são, sem dúvida, uma mais valia para as vítimas, mas também para os próprios agentes de protecção civil.

Após uma jornada de um dia, os participantes sairam de Macieira de Cambra com bastante informação útil e de qualidade para poderem colocar em prática nas situações adversas que encontrem. O núcleo da Juvebombeiro de Vale de Cambra está de parabéns, pelo trabalho que teve em organizar este seminário e de trazer até ao seio dos bombeiros, temas que, apesar de não serem actuais, estão sempre em constante evolução.


6 Bombeiros de Bragança participaram também neste Seminário.
Fonte:BPS

Sem comentários: