quinta-feira, 7 de março de 2013

Previsão Meteoiberia.com- Aviso Não Oficial Vento, chuva e Trovoada Forte 07 a 10 Março 2013 ...

Resumidamente, parece que iremos ter nos próximos dias estados de tempo verdadeiramente invernosos, ou melhor Tempestuosos até ao FDS inclusive.
Assim, devido á passagem sucessiva de fluxos de Oeste, iremos ter ventos fortes(localmente poderão ser muito fortes), chuva por vezes forte e que poderá ser em forma de granizo, não esquecendo as trovoadas.
Para hoje será este cenário e no próximo FDS mas, apesar da instabilidade ser por vezes mais localizada, também a mesma será severa e por vezes poderão verificar-se fenómenos adversos associados, tais como inundações rápidas e ventos localmente muito fortes.
No Domingo será um dia para ficar em casa ou ir atrás das tempestades, mais a Norte será severo.
Depois quem sabe o frio faça uma breve visita a meio da próxima semana...

Portanto, um Inverno de calendário a terminar, porque a Primavera Climática já
começou no passado dia 01 (podem espreitar aqui o resumo da previsão Primavera 2013: http://meteoiberia.com/forum/index.php/topic,4006.msg80716.html#new
a próxima fase de Lua Cheia (neste momento está em Quarto Crescente), iremos assistir a uma mudança no padrão atmosférico para um regresso do General Inverno mais tempestuoso, após uns dias de Primavera, por que o que é bom passa depressa.

Assim, a pressão irá fluir para Norte e injectando a corrente de jacto mais a Sul, mas desta feita com a continuação de fluxos de Oeste e Noroeste afectar com alguma severidade o arquipélago dos Açores e depois o Continente, onde poderão surgir problemas devido à acumulação durante o período da Precipitação e Vento por vezes forte, a partir do FDS,  sendo que aumentará o risco de inundações dadas as características orográficas, de ocupação dos solos e saturação dos mesmos a quase em todo território nacional.

De assinalar, para a próxima semana uma oscilação das temperaturas, Vento por vezes Forte, passando por trovoadas, granizo e aguaceiros por vezes intensos, e humidade elevada neste a começar neste FDS (17).

Resumindo, tempo verdadeiramente Invernal neste período e que poderá entrar por Março a dentro, fazendo lembrar aquela frase popular antiga – “Fevereiro quente leva o diabo no ventre”.


Dia 16 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado e onde existem condições favoráveis para ocorrência de períodos de chuva, para a noite no Minho e Douro Litoral.

TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
06 a  14ºC  13 a 19ºC

Vento Forte de Sudoeste (40 a 60 km\h, soprando com rajadas até 80km/h no Litoral Oeste e terras altas a partir da tarde)

 


Dia 17 - Domingo

 

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de períodos de chuva, que poderão ser momentaneamente intensos, em especial no Norte e Centro até início da tarde onde passará a um regime aguaceiros.

Espera-se ainda uma descida das temperaturas, em especial das mínimas e no Interior Norte.  

TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
01 a 12ºC   10 a 17ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas entre 60 a 70km/h no Litoral Oeste e terras altas, até início da manhã)

 


Dia 18 – 2ª Feira

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas e que poderão ser de granizo e de neve acima dos 1300m e mais frequentes no Sul. Espera-se ainda uma descida das temperaturas, em especial das mínimas e no Interior Norte. 

             TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)

-1 a 08ºC   08 a 15ºC
Vento Moderado Noroeste
(30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)

 

Dia 19 – 3ª Feira

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território, no entanto, poderá ficar temporariamente nublado a Norte do Douro, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros fracos e escassos mas, que poderão ser de neve acima dos 1200m.

TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)

-2  a 07ºC   07 a 14ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h, com uma forte sensação térmica de frio)

 


Dia 20 – 4ª Feira
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado, no entanto poderão existir períodos de mais nebulosidade a Norte do Douro. Também existem condições favoráveis à formação de geadas.

TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-3  a 07ºC   07 a 14ºC
Vento fraco Oeste (<20 com="" de="" forte="" frio="" h="" km="" o="" rmica="" sensa="" span="" t="" uma="">

 


Dia 21 – 5ª Feira

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu pouco nublado em todo o território, mas aumentando de nebulosidade a partir da tarde, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de períodos de chuva para o início da noite, em especial a Norte do sistema montanhoso Montejunto-estrela e que poderão ser de neve acima dos 1400m. Espera-se ainda uma pequena subida das temperaturas máximas.

TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)

-1 a 08ºC   10  a 16ºC
Vento Moderado Sudoeste (30 a 40 km\h, aumentando intensidade para a noite)

 

Dia 22 – 6ª feira

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas, por vezes intensos e que poderão ser de granizo, em especial a Norte/Centro e de neve acima dos 1200m. Espera-se ainda uma descida das temperaturas.

TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)

 -2 a 07ºC   09  a 14ºC
Vento Forte Sudoeste (50 a 60 km\h, soprando com rajadas entre 80 a 90km/h no Litoral Oeste e terras altas, até início da tarde,)


Dia 23 – Sábado
Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas, além da possibilidade de queda de granizo e de neve acima dos 1000m, em especial no Norte e Centro.

Espera-se ainda uma pequena descida das temperaturas, em especial no Interior Norte e Centro.

TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)

-2 a 09ºC   10 a 14ºC
Vento Moderado Noroeste (30 a 40 km\h
)


Dia 24 - Domingo

Prevê-se de um modo em geral, períodos de céu muito nublado, onde existem condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, além da possibilidade de queda de neve acima dos 900m nas regiões do Norte e Centro.

TMín.       TMáx. Temperatura (Território N ->S)
-1 a 10ºC   09 a 15ºC
Vento moderado de Noroeste (30 a 40 km\h, soprando com rajadas até 60km/h)



Estas previsões estarão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo, que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de mercantilidade ou aplicação a qualquer objectivo em particular.

Melhores cumprimentos,
Autor: Mário Marques
Copyright © Meteoiberia 2007-2012

Sem comentários: