sexta-feira, 13 de abril de 2012

Já conhece o "Salvar Vidas - Projeto Nacional"?

Salvar Vidas
Salvar Vidas é um projeto nacional lançado pelo Conselho Português de Ressuscitação (CPR) com o objetivo de levar à sociedade civil o conhecimento e as boas práticas sobre reanimação, nomeadamente, no que respeita aos elos 1 e 2 da cadeia de sobrevivência (1 - acesso precoce ao Sistema Integrado de Emergência Médica, ligando 112; 2. Início precoce de Suporte Básico de Vida - SBV).

O INEM associa-se assim ao CPR procurando colaborar na promoção e dinamização de uma cultura de suporte de vida em Portugal.

Um dos eixos centrais deste projeto é a realização de um Roadshow que percorrerá as principais cidades e locais do país procurando que todos os que nele participem conheçam e pratiquem SBV, através de ações de masstraining conduzidas por profissionais de emergência médica. Através de uma campanha envolvente e mobilizadora realizada ao nível nacional, pretende-se alertar os cidadãos, as empresas e os jovens, para o seu papel na cadeia de sobrevivência que, em última análise, resulta em salvar vidas.

A aposta do CPR para 2012 centra-se na realização do referido roadshow de sensibilização, com monitores aptos a demonstrar como agir em caso de emergência e ainda ações específicas nas escolas e nas empresas. Decorrerá entre este os meses de março e setembro de 2012 e terá como roteiro: escolas do ensino básico e secundário, praias, centros comerciais, colagem a grandes eventos calendarizados como concertos/festivais, jogos de futebol, festas das cidades, etc., otimizando assim esforços para a formação de cidadãos e despertando o interesse desta temática ao maior número possível de interessados.

Se é instrutor CPR, INEM ou Cruz Vermelha candidate-se como voluntário a este projeto através do endereço: anabela.moreira@cpressuscitacao.pt .

Sem comentários: