O que é o Centro de Informação Antivenenos do INEM CIAV?
Criado em 16 de Junho de 1982 no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) teve a sua origem no SOS - Centro Informativo de Intoxicações, serviço privado fundado em 1963 pelo médico Filipe Vaz, o qual mais tarde viria a ceder toda a documentação deste Centro ao INEM.
O Centro de Informação Antivenenos (CIAV) é um centro médico de consulta telefónica na área da toxicologia, responsável pela prestação, em tempo útil, das informações necessárias e adequadas a profissionais de saúde ou ao público em geral, visando uma abordagem correcta e eficaz a vítimas de intoxicação.
O CIAV presta informações toxicológicas sobre todos os produtos existentes, desde medicamentos a produtos de utilização doméstica ou industrial, produtos naturais, plantas ou animais.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO PARA EVITAR INTOXICAÇÕES
# Explique às crianças o risco de tomar medicamentos de que não estão a precisar e o perigo de provar ou mexer em produtos perigosos.
#Não tome nem dê medicamentos às escuras.
#Guarde os medicamentos e quaisquer outros produtos potencialmente tóxicos (bebidas alcoólicas, produtos de limpeza, pesticidas…) fora do alcance das crianças.
#Não aplique raticidas ou outros pesticidas em locais acessíveis às crianças.
#Não utilize embalagens vazias para guardar outros produtos. Mantenha-os nas suas embalagens originais.
#Feche as embalagens e guarde os produtos imediatamente após o uso.
#Não dê embalagens vazias às crianças para brincar.
#Leia as instruções de aplicação com cuidado e utilize os produtos de acordo com as regras de segurança referidas na embalagem.
#Não coloque produtos de uso doméstico junto de alimentos.
#Mantenha as instalações de gás em bom estado e, se possível, com dispositivos de segurança.
#Não tenha instalações de gás na casa de banho.
#Não tenha plantas tóxicas em casa ou no jardim, tendo crianças pequenas. Cuidado com as bagas.
#Não apanhe nem cozinhe cogumelos do campo se não os distinguir com exactidão.
Para que o CIAV possa dar resposta de uma forma eficaz e em tempo útil a situações de exposição ou intoxicação com os mais variados produtos, é fundamental dispor de toda a informação necessária e imprescindível ao estudo e avaliação toxicológica dos produtos em causa.
INEM.PT
Sem comentários:
Enviar um comentário