segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mais de quatro mil assinaturas pela urgência em Moncorvo


A Comissão de Utentes do Centro de Saúde de Torre de Moncorvo (CUCSTM) vai entregar na Assembleia da República (AR), uma petição com 4250 assinaturas, reivindicando a abertura de um Serviço de Urgência Básica (SUB).
O porta-voz da Comissão de Utentes, Adriano Reis, entende que as grandes obras no concelho obrigam a uma atenção especial com o socorro na zona sul do distrito de Bragança.
“Temos a barragem do Baixo Sabor, e normalmente nestas grandes obras há acidentes quando entram em velocidade de cruzeiro. E, se se confirmar o que disse o Ministro da Economia sobre a Ferrominas, são mais 500 postos de trabalho de risco. Precisamos de uma SUB que dê resposta e consiga estabilizar um doente ou um sinistrado para ser encaminhado em segurança.”

A petição será entregue na próxima semana à presidente da AR, sendo uma cópia do processo enviada a todos os partidos com assento parlamentar.
As assinaturas levaram cerca de quatro meses a recolher por todo o concelho, tendo tido uma forte participação das centenas de trabalhadores da barragem do Baixo Sabor.

Adriano Reis entende que, para além de uma questão de justiça, o Estado poderia ainda poupar 60 mil euros por ano no aluguer de instalações para a SUB de Vila Nova de Foz Côa, que dista menos de 20 quilómetros de Moncorvo.

“Esperamos que a petição baixe à Comissão da Saúde, para corrigirem o que fizeram de mal. E, em tempo de austeridade, estão a pagar cinco mil euros por ano com o aluguer de uns pavilhões. Já dava para pagar o vencimento de alguns funcionários”, destaca.

Mais de quatro mil assinaturas vão ser entregues na Assembleia da República para reivindicar a instalação de uma Urgência Básica em Torre de Moncorvo.

Fonte: Brigantia

Sem comentários: