A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) vai estar presente hoje, dia 28, às 15h00, na primeira reunião do grupo de trabalho criado a seu pedido pelo ministro da Saúde para debater com carácter de urgência o transporte de doentes não urgentes.
A reunião decorre nas instalações da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), na Avenida João Crisóstomo, 11, em Lisboa.
A redução drástica dos pedidos de transporte e das receitas geradas por essa prestação estão na origem de uma grave situação vivida nas associações de bombeiros, que já levou à dispensa de, pelo menos, três centenas de colaboradores, e à ameaça grave da própria sustentabilidade económica dessas instituições.
Ao grupo de trabalho, criado pelo Despacho nº 16843/2011, no prazo de 60 dias, “compete a responsabilidade de estudar, analisar e propor medidas no âmbito do transporte de doentes não urgentes”.
Do grupo de trabalho fazem parte, além de dois elementos do conselho executivo da LBP, Rodeia Machado e José Ferreira, a representante do secretário de Estado da Saúde, Maria Joaquina Matos, que coordena, e representantes, da ACSS, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de todas as administrações regionais de saúde, do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, do Centro Hospitalar Lisboa Central e do Hospital de Faro.
Fonte: Jornal Bombeiros de Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário