quarta-feira, 19 de março de 2014

Governo Assegura Sete Milhões para Equipamento de Bombeiros

O secretário de Estado da Administração Interna, João Pinho de Almeida, assegurou hoje um montante de sete milhões de euros, para permitir o equipamento de proteção individual dos bombeiros.

João Pinho de Almeida disse na Assembleia da República, na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, que o concurso será lançado pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Na presença do ministro de Administração Interna, Miguel Macedo, o secretário de Estado salientou ainda alterações na formação de bombeiros, aumentando o número de ações dos corpos de bombeiros e descentralizando-as.

O membro do Governo frisou que também os conteúdos das formações foram revistos, notando que "mais bombeiros serão formados ao nível do comportamento do fogo", assim como os chefes de equipa, para que "haja uma maior articulação com os comandos".

João Pinho de Almeida aludiu a um programa de formações externas, que inclui ações para comando em França (equipas de bombeiros francesas estarão igualmente em Portugal) e de elementos dos meios aéreos.

Em 2013, os incênidos florestais em Portugal causaram nove mortos, oito bombeiros e um autarca.

O número de bombeiros mortos no ano passado em combate - mais quatro do que em 2012 - ultrapassou a média anual de três mortes, verificadas desde 1980.

Um inquérito pedido pelo Governo apontava falha humana nas mortes e indicava que os bombeiros negligenciaram a forma de actuação, ao violarem regras de segurança, em sete dos oito casos mortais.

Dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas referem que os fogos consumiram 145.385 hectares, mais 31,8 por cento do que em 2012.
Fonte: LUSA

Sem comentários: