sexta-feira, 29 de março de 2013

Reconhecimento e Louvor ao "Diário de um Bombeiro"

Caros Amigos,
Diário de Um Bombeiro,
Ao longo do tempo de vida deste jovem projeto "Diário de Um Bombeiro", assisti a uma evolução digna de reconhecimento e louvor. O Diário de Um Bombeiro deixou de ser mais um blogue de "lavagem de roupa suja" e contribuiu para dignificar a imagem de todos os bombeiros de Portugal e suas atividades. 
O Diário de Um Bombeiro é hoje um "jornal" on-line de referência com relevante componente técnica informativa e formativa de bombeiros e outros, tendo ainda assumido um papel ativo na difusão das medidas de prevenção e auto-proteção. 
Em meu entender, este projeto é merecedor de aquisição de personalidade jurídica, por exemplo de uma associação para a informação e divulgação da atividade dos bombeiros de Portugal, sendo mais relevante este projeto que muitos outros que conhecemos em papel. 
Este projeto deixou claro que não defende protagonismos, mas que visa possibilitar aos bombeiros contar a sua historia de vida operacional na primeira pessoa e com o seu conhecimento contribuir para uma maior sensibilização e consciencialização da sociedade civil e agentes de proteção civil e socorro em matérias que a todos dizem respeito, a salvaguarda de vidas e bens. Creio mesmo que é um exemplo a seguir, um dia existirá um diário de um TAE, um diário do voluntário de proteção civil, entre outros.
O DB abriu ainda uma nova era na perpetuação dos nomes dos soldados da paz que tombaram em serviço, fazendo juz aos seu nome a causa, independentemente da origem do seu fim.
Também a solidariedade entre bombeiros foi potenciada pelo trabalho desta equipa de voluntários deste projeto sem fins lucrativos que se auto-denominou e muito bem de Diário de Um Bombeiro.
Gostaria por isso de deixar aqui o meu reconhecimento de mérito e sugestão para que o Diário de Um Bombeiro se converta de projeto, em organização associativa sem fins lucrativos.
Existem outras organizações com esse fim, mas o Diário de Um Bombeiro foi inovador e continua a ser diferente. A salutar concorrência entre organizações e projetos com fins similares, contribui ainda para o aumento da qualidade da informação divulgada. O Diário de Um Bombeiro é um instrumento de instrução e de profícua mutação da cultura do bombeiro e do povo português.
Em meu entender esta equipa seria merecedora de um ou vários protocolos com entidades como a LBP, APBV, ANBP entre outras organizações (até mesmo governamentais), não porque estes autores voluntários sejam amigos ou afilhados deste ou daquele titular deste ou daquele cargo, mas porque na sua modéstia deram ao país e às organizações uma ousada e brilhante lição sobre informação.
Parabéns a toda a equipa DB.

   João Paulo Saraiva Amaral da Encarnação
Presidente do Concelho Português de Protecção Civil

1 comentário:

Anónimo disse...

Em nome da administração da pagina e blog Diário de um bombeiro os nossos agradecimentos ao Presidente João Saraiva pelas palavras de reconhecimento e de louvor. Temos vindo a observar com muita atenção que somos bem vistos como um grupo de ex e/ou bombeiros com intuito e com mesma admiração pela nossa missão que sempre foi "vida por vida" e nunca pondo em causa de qualquer que seja a entidade, ou intuição. Muitas vezes fomos alvo de criticas, de denegrir a nossa pagina ou blog mas uma certeza todos tem, quer que seja membros, entidade, instituições que na hora do alerta, a administração do diário de um bombeiro teve sempre forma de marcar presença, de tentar dar a informação sem receber algo em troca. Administração de um diário de um bombeiro sempre foi e será a voz daqueles que motivos que nao interessa mencionar aqui neste momento, nao podem directamente dar a sua opinião, pedir esclarecimento, divulgar. Nos estaremos cá sempre a tentar marcar presença mesmo quando a nossa a vida profissional nao permite. Administração do diario de um bombeiro quer que todos os membros continuem a ajudar a dar VOZ AOS BOMBEIROS DE PORTUGAL com postura e respeito. Vamos continuar a ser da mesma forma que fomos em anos anteriores.

Bem haja a todos e a si, Presidente João Saraiva

Ass: Administradora Dep Relações Publicas do DB
Sófia Richau