sábado, 14 de novembro de 2009

UME convida Bombeiros de Bragança para Simulacro

Acidentes com a dimensão do colapso em Andorra preocupam aqueles que têm de prestar socorro. Portugueses e espanhóis procuram estar bem preparados e os simulacros são a forma mais utilizada. Deste vez, a Unidade Militar de Emergências de Espanha em colaboração com os Bombeiros de Bragança, realizaram um simulacro de acidente ferroviário no túnel de Padronelo.
Os Bombeiros de Bragança deslocaram para o local um VCOT e um VSAT com uma equipa de 6 operacionais. O descarrilamento de uma composição ferroviária foi o cenário escolhido para treinar 150 militares e 9 Bombeiros. Cerca de 45 vitimas foram resgatadas do túnel e imediações contando com uma panóplia de meios de 3ª geração, como por exemplo uma câmara térmica instalada num helicóptero que permite a identificação de vitimas através do calor.

"Os procedimentos validam-se. Se eles não forem testados, não há validação possível. E. para nós, não é o mesmo chegar a um sitio com um plano e um procedimento em mente.isto foi para nós muito positivo.", disse o Tenente Coronel Artilles, responsável pelo Exercício. O desempenho e colaboração dos Bombeiros de Bragança foi muito boa, até porque tiveram um papel avaliativo aquando da finalização do exercício.

Sem comentários: