sexta-feira, 27 de novembro de 2009

“Doutor-enfermeiro” aos 26 anos

Desde 2001 que não goza férias e, durante três anos, a sua vida foi um autêntico corrupio. No meio de um doutoramento, uma especialidade e o emprego, o enfermeiro André Novo desdobrava-se entre León (Espanha), Porto e Bragança.

Hoje, e com apenas 26 anos, é um dos mais recentes doutorados no País, tendo concluído a formação em Ciências da Actividade Física e Desporto na Universidade de León, no passado mês de Outubro. Um diploma que veio juntar-se ao de especialista em Reabilitação, conseguido, em Janeiro deste ano, pela Escola Superior de Enfermagem do Porto.
“Optei por essa área porque estava ligado ao desporto. Como também tive um professor que dava aulas sobre exercício físico em pessoas com saúde comprometida, comecei a ficar interessado relativamente a doentes hemodialisados, nomeadamente insuficientes renais crónicos”, recordou André Novo.
Assim, depois de concluída a licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança, o profissional de saúde começou a trabalhar na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros passando, posteriormente, para Bragança.
Entretanto, e enquanto desenvolvia um projecto associado a doentes hemodialisados numa clínica em Mirandela, o enfermeiro ingressou, em Janeiro de 2006, num doutoramento na Universidade de León e, em Setembro de 2007, numa especialidade no Porto.

Enfermeiro concluiu doutoramento com nota máxima e “louvor”

“O gosto pela investigação foi uma coisa que foi crescendo, já que começou na licenciatura e no doutoramento foi uma autêntica descoberta. É tentar descobrir de que forma se pode melhorar a qualidade de vida dos utentes”, justificou o profissional de saúde.
Assim sendo, e uma vez que já estava ligado a esta temática e como padece de um pequeno problema renal, André Novo propôs avançar com uma investigação que avaliasse o impacto da actividade física em pessoas com insuficiência renal.
“Era praticamente uma novidade a nível internacional, sendo que havia muito pouca coisa a nível de intervenção. Eu queria era estudar de que forma o exercício influenciava estes doentes e, assim, começou a desenhar-se este projecto de investigação que se veio concretizar”, salientou.
Assim sendo, ao longo de 14 semanas e depois de efectuados alguns exames, era implementado um plano de exercício adaptado a cada utente. No final desse período eram repetidos os testes.
Segundo o enfermeiro, com este projecto de investigação, foi possível comprovar que “o treino que desenvolvemos, exclusivamente aeróbico, produziu uma clara melhoria na capacidade ambulatória dos utentes. Começaram a deslocar-se de uma forma mais rápida e eficaz”, salientou. Depois de concluído o doutoramento, classificado com nota máxima e distinguido com louvor, André Novo começou a desempenhar funções a tempo inteiro na Escola Superior de Saúde de Bragança, onde orienta os estágios dos alunos da licenciatura em Enfermagem.

1 comentário:

André Novo disse...

obrigado pela referência!

Abraço!!