domingo, 2 de agosto de 2009

Incêndios: oposição quer explicações do MAI


Agosto começa com nova polémica. Números da área ardida podem não ser reais

CDS-PP quer que Governo abra um inquérito às alegadas alterações aos dados dos incêndios e da área ardida. O deputado Hélder Amaral que assunto «rapidamente averiguado».
Em declarações à Lusa defendeu: «Ou o governo, num prazo muito curto, manda abrir um inquérito, investigar e dizer ao país com verdade e na realidade qual é o tamanho da área ardida ou nós temos de concluir que este governo é mentiroso, trapalhão e enganador».

Também o Bloco de Esquerda considerou as notícias divulgadas este sábado «da maior gravidade» e quer que o Governo esclareça todo o processo. «É uma situação da maior gravidade, que aponta para um falseamento da informação que tem servido de base à avaliação do sistema e do dispositivo de protecção da floresta face aos incêndios», disse Alda Macedo.

Agostinho Lopes, deputado do PCP exortou, entretanto, a Autoridade Florestal Nacional a «dar um esclarecimento total» sobre quais foram os critérios usados para alterar os dados da GNR sobre a área ardida em Portugal. «A confirmar-se a veracidade das alterações, tal como constam de um relatório da GNR, consideramos que é de extrema gravidade», acrescentou.

Sem comentários: