quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Helicóptero INEM em Macedo previsto só para Junho

O Ministério da Saúde avançou uma nova data para abertura dos concursos de aquisição de helicópteros do INEM, um dos quais para Macedo de Cavaleiros.
Vai ser em Fevereiro e estará no terreno em Junho.
Fevereiro é a nova data avançada pelo Ministério da Saúde para o lançamento do concurso para a aquisição dos cinco helicópteros do INEM, um deles a situar em Macedo de Cavaleiros. Segundo fonte do Ministério da Saúde, os meios de socorro devem estar no terreno em Junho.
Um ano depois da data que estava prevista pelo antigo ministro da Saúde, Correia de Campos, surge a previsão do lançamento para o concurso de aquisição dos cinco helicópteros, três dos quais para o interior do país e um para o distrito de Bragança, Macedo de Cavaleiros.
A implementação destes meios no terreno, prevista para Junho, vem possibilitar o encerramento de alguns SAP (Serviços de Atendimento Permanente), pelo menos esta é a convicção do Ministério da Saúde, porque no distrito, os políticos socialistas garantem que nenhum SAP irá encerrar enquanto não estiverem construídas as vias rodoviárias básicas para a região: IP2, IC5 e A4.
Todo este processo foi abalado pelo estudo do INEM, publicado em Julho do ano passado, e tornado público pelo Presidente do Instituto Nacional de Emergência Médica, Abílio Gomes, que indicava a desnecessidade deste meio de socorro em Macedo de Cavaleiros. Uma atitude que levantou críticas do autarca local, Beraldino Pinto.
Para o edil macedense está a ser posto em causa o que foi acordado, bem como “um dos poucos aspectos positivos desta reforma do sistema de saúde e que era a criação de um meio de socorro e salvamento rápido”. O autarca não compreende porque ainda não há nenhuma explicação sobre o assunto e por isso diz que para si “continua incompreensível estas declarações que só entendo à luz do que foi dito e que é para poupar já que não vale a pena gastar dinheiro com Trás-os-Montes”, ironiza.
Um passo atrás no processo que levou o presidente da Comissão de Saúde, José Madalena, a considerar toda a história da vinda do helicóptero para Macedo como uma brincadeira.”Isto parece uma brincadeira porque há uma decisão que é tomada e que foi baseada em estudos e agora invertem-se as coisas”, afirma.
O responsável acrescenta ainda que agora o que se verifica é que “primeiro se toma uma decisão e só depois é que se estuda”.
Hoje, o presidente do INEM já diz que será mais fácil articular os helicópteros com os meios terrestres existentes e que será possível salvar vidas com estes meios de socorro. O ministério da Saúde seguiu em frente com o processo e anuncia agora que em Fevereiro será assinado o concurso para os cinco aparelhos. Trata-se de um investimento de 30 milhões de euros, que o ministério da Saúde pretende realizar até 2011. Escrito por CIR

Sem comentários: