sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bombeiros Levam Crianças à Escola

Desde o início do ano lectivo que os Bombeiros Voluntários de Vinhais (BVV) estão a fazer o transporte de crianças para a escola. As viaturas ainda mantêm a identificação de “Transporte de Doentes”, mas há uma semana que os “utentes” são várias crianças do concelho em deslocações diárias para a escola.

Esta foi a solução encontrada pela Associação Humanitária dos BVV para compensar a diminuição das receitas provenientes do transporte de doentes. E a solução parece agradar aos mais pequenos, pois admiração dos mais pequenos pelos soldados da paz, faz com que cada viagem seja única.

O Jornal Nordeste acompanhou uma viagem na passada quinta-feira, no percurso Lagarelhos-Vinhais, e presenciou a alegria dos alunos. A pequena Beatriz diz que gosta “muito de ir no carro com os bombeiros, pois é muito divertido. Já os pais garantem que é a forma mais segura e cómoda de os filhos irem para a escola.

Andreia Sousa, da aldeia de Lagarelhos, a escassos quilómetros da vila, é mãe de duas crianças, de 4 e 8 anos, que agora vão no mesmo carro.

Apoiar os soldados da paz
A encarregada de educação diz que se sente segura e acrescenta que “a carrinha tem excelentes condições”. “Além disso, é uma forma de ajudar os Bombeiros, que estavam numa situação financeira complicada”, sublinha.

Para os bombeiros, transportar os mais pequenos é uma tarefa fácil e divertida. Bruno Guedes conta como decorrem as viagens. “Eles portam-se todos muito bem, vão sempre todos contentes e é um trabalho animado”, garante o soldado da paz.

A corporação tem dez bombeiros habilitados a fazer o transporte de crianças e quatro viaturas devidamente licenciadas. O presidente da Associação Humanitária, Humberto Martins, adianta que com este novo serviço “estão garantidos os quatro postos de trabalho que estavam em risco, por causa da diminuição do transporte de doentes”.

A corporação também pretendia fazer o transporte de alunos em Bragança, mas a Câmara Municipal não aprovou a candidatura por esta não ser a actividade principal da Associação Humanitária.

Outra das corporações que assegura este serviço é a de Alfândega da Fé, conforme o Jornal Nordeste já noticiou.
Fonte: jornalnordeste.com

Sem comentários: