sábado, 25 de julho de 2009

Nova urgência de Bragança já funciona


O novo serviço de Urgências do Hospital de Bragança entrou em funcionamento à meia-noite de hoje.

Depois de vários atrasos e mais de um ano de obras, os utentes vão ter à disposição um espaço mais amplo e moderno.


“É um espaço novo, tem salas mais amplas e por isso vamos ter mais camas na zona das Observações do que temos actualmente” refere a médica responsável pelo serviço de Urgências.

Por outro lado, “tem equipamentos mais modernos, até agora só tínhamos um posto para reanimação e agora vamos passar a ter dois” acrescenta Eugénia Madureira.


No atendimento das crianças também vai haver melhorias, com a criação de uma área destinada só à pediatria. “As crianças estão separadas dos adultos, com uma sala de espera e um consultório próprios para ver as crianças” explica, salientando que o serviço de Observações de pediatria “já inclui uma unidade para adolescentes uma vez que até 2010 a pediatria vai alargar a idade até aos 18 anos”.


Apesar de não prometer mais rapidez no atendimento aos doentes porque isso depende dos tempos de espera definidos pelo sistema de triagem de Manchester, Eugénia Madureira promete sim mais conforto para quem tenha de recorrer às Urgências.

“Vai haver mais espaço para as pessoas, pois vamos ter mais salas de espera” afirma. Além disso, “há salas de espera diferentes conforme a cor atribuída aos doentes na triagem e outras salas de espera para os acompanhantes, o que neste momento não existe, pois temos uma sala de espera única”, salienta.


O novo serviço de Urgências do hospital de Bragança já começou a receber doentes, mas a inauguração oficial só deverá acontecer dentro de alguns dias, com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates.

As obras custaram cerca de um milhão e 700 mil euros

Sem comentários: