domingo, 19 de julho de 2009

Cinco mil quilómetros para levar doentes

Sexta-feira às oito da manhã, o bombeiro Viriato Vidal pega numa ambulância para a quinta viagem desta semana ao Porto, a transportar doentes de Bragança para consultas e tratamentos nos hospitais centrais do Litoral. Os nove motoristas dos Bombeiros de Bragança percorrem diariamente uma média de cinco mil quilómetros, algumas vezes auxiliados por voluntários, para que a população possa ter acesso a cuidados de saúde.
Catarina Martins, de 23 anos, conhece bem esta realidade. Há quase dois anos que, todas as sextas-feiras, viaja com os bombeiros para o Hospital Santos Silva, em Gaia, para tratar um problema pulmonar grave, acompanhada pela tia, Angelina Vale. "Perde-se um dia para uma hora de tratamento", desabafa Angelina, lamentando que não existam condições em Bragança, o que obriga a fazer cinco horas de viagem e perto de 500 quilómetros, de oito em oito dias.
Apesar dos sacrifícios pessoais que implicam estas deslocações, o serviço prestado pelos bombeiros e custeado pelo Serviço Nacional de Saúde é um alívio financeiro para os doentes. Estas ambulâncias de transportes de doentes não são veículos de emergência e sujeitam-se à maioria dos condicionalismos do restante trânsito.
Uma das primeiras preocupações do bombeiro Vidal é "colocar a gravata preta", o cinto de segurança, não vá repetir-se a multa de 120 euros que já teve de pagar por tirar o cinto para ajudar um doente. "Foi a semana bem contada que foi embora." Trabalha "24 sobre 24 horas à chamada" e ganha "apenas o ordenado". "É uma canseira", desabafa, porque, embora tenha folgas, Vidal nunca sabe quando termina o dia de trabalho.

Fonte: JN

Sem comentários: