quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Viatura do INEM Envolvida em Atropelamento Mortal

Uma Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ao serviço do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa – Hospital Padre Américo, esteve ontem envolvida num atropelamento mortal. A VMER seguia para uma ocorrência em marcha de emergência assinalada, cerca das 20h30m, quando se deu o incidente.

O atropelamento ocorreu na Estrada Nacional 15, relativamente perto do Hospital, quando a VMER seguia a caminho de uma ocorrência para a qual havia sido acionada pouco antes. Apesar da assistência prestada de imediato pela equipa (médico e enfermeiro)  nvolvida no atropelamento, e de outros meios acionados para o local, as manobras de reanimação não surtiram efeito, tendo a vítima (sexo masculino, 55 anos de idade) falecido no local.

O incidente ocorreu numa altura em que se verificavam condições meteorológicas extremamente adversas, não tendo sido possível evitar o embate com a vítima, que se encontrava na faixa de rodagem. As autoridades policiais tomaram conta da ocorrência e, tal como o INEM, irão proceder agora a um rigoroso inquérito, para apurar com detalhe as causas do incidente.

O INEM lamenta profundamente o sucedido, apresentando sinceras e sentidas condolências à família da vítima. A ocorrência de uma situação como a ontem verificada - no exercício da missão diária das equipas do Instituto, com a qual procuram precisamente salvar vidas - é motivo de grande pesar, sendo naturalmente um momento também extremamente difícil e doloroso para a Instituição e para os seus profissionais.

Logo após o incidente o INEM deslocou para o local uma equipa de psicólogos, com vista a prestar apoio aos familiares da vítima mortal e à equipa da VMER. A equipa de psicólogos do Instituto continuará a prestar este apoio.

Os operacionais do INEM recebem formação específica para condução de emergência em condições de segurança e procuram adotar uma postura extremamente cautelosa, recorrendo aos dispositivos que assinalam marcha de emergência desde o momento em que iniciam o trajeto em direção a uma emergência médica. Esta questão é extremamente importante, na medida em que este Instituto procura que os seus colaboradores encarem de forma responsável e cuidadosa a utilização das viaturas de emergência.

Apesar de tal não ser necessário face à legislação em vigor, dado as VMER e ambulâncias do Instituto serem viaturas do Estado, o INEM dispõe ainda assim de seguro específico. Este seguro será acionado, estando assim garantida a assistência à família da vítima em caso de responsabilidade civil por parte da equipa de emergência médica.

Fonte: INEM

Sem comentários: