O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um comunicado a avisar para o mau tempo desde as 19:34 de hoje até à mesma hora de sexta-feira.
Durante este período, o IPMA prevê que "uma forte corrente de oeste no Atlântico Norte e a passagem de ondulações frontais de forte atividade pelo território do Continente" vão provocar "episódios de precipitação, vento e agitação marítima fortes e queda de neve nas regiões norte e centro".
Segundo o IPMA, "a precipitação será generalizada a todo o território do Continente, persistente, com períodos de maior intensidade e com queda de neve nas regiões do norte e centro que, na terça-feira e na quinta-feira, chegará a cotas de 600 a 800 metros".
O vento predominará de sudoeste ou oeste moderado ou forte, com rajadas que, nos períodos de maior intensidade, serão da ordem de 80 km/h no litoral e de 90 a 100 km/h nas terras altas.
A partir de terça-feira, está também prevista uma altura significativa das ondas na costa ocidental, entre cinco e sete metros, podendo atingir alturas máximas de entre oito e dez metros.
O IPMA "vai manter a vigilância meteorológica, atualizando as previsões sempre que se justifique, recomendando-se que dê a devida atenção aos avisos meteorológicos e que se sigam as orientações dos Serviços de Proteção Civil".
Sem comentários:
Enviar um comentário