quarta-feira, 2 de maio de 2012

Grávidas de Bragança fazem 200 km para ecografia

As grávidas de Bragança voltaram a ter de se deslocar quase duzentos quilómetros para fazer um dos mais importantes exames pré-natais, a ecografia morfológica, devido à falta de um profissional com a habilitação necessária. Responsáveis dos serviços de saúde confirmaram à Lusa que há já alguns meses que não pode ser feita em Bragança a ecografia do segundo trimestre, que é realizada entre as 18 e as 22 semanas de gravidez e permite detetar anomalias no feto.

As grávidas que queiram fazê-la pelo Serviço Nacional de Saúde têm agora de se deslocar quase 200 quilómetros até Amarante para realizar o exame, que só desde agosto de 2007 começou a ser feito em Bragança.

O presidente do concelho de Administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, António Marçôa, disse à Lusa que o especialista que assegurava este serviço, deslocando-se periodicamente a Bragança, deixou de o fazer.

Como não existe um ecografista com habilitação para realizar o exame região, a ULS decidiu contratualizar o serviço a uma clínica privada, a Clipóvoa, de Amarante.
Fonte:Pais&Filhos

Sem comentários: