Sabado, dia 26 de Maio, pouco antes das 16 horas, na freguesia de Cedovim, um engenho pirotécnico de pólvora, provavelmente despoletado de forma intencional, provocou queimaduras de 2º grau na face e membro superior numa criança de apenas 11 anos.
Segundo o relato de testemunhas, a criança estaria a brincar numa quelha próxima da habitação dos avós maternos quando sentiram o rebentamento e os gritos do menino.
O alerta, realizado pelo CODU do INEM, activava os Bombeiros de Foz Côa para uma situação de explosão numa habitação da referida freguesia, envolvendo 1 ferido com gravidade. A esta Associação, o Instituto que tutela a Emergência Médica requisitava apenas viaturas de Combate a Incêndios pois já havia meios de socorro pré-hospitalares a caminho do local por proximidade e tempo, bem como meios médicos diferenciados.
Após a primeira abordagem á vitima, realizada pelos Bombeiros de Penedono, esta foi encaminhada á periferia rural da freguesia, local encontrado pelos comandantes da aeronave do INEM para aterrar e onde foram realizados os primeiros tratamentos médicos e estabilização da criança em preparação para o voo.
No local estiveram presentes os Bombeiros de Foz Côa com 10 elementos e 3 viaturas de Combate a Incêndios, os Bombeiros de Penedono com 3 elementos e 1 Ambulância de Socorro, o Heli 3 do INEM sediado em Macedo de Cavaleiros e a GNR de Foz Côa com 1 patrulha e o Comandante de Posto que registou a ocorrência e apurou os factos ocorridos.
Sem comentários:
Enviar um comentário